Em Bento Gonçalves, a quantidade de vagas disponíveis é calculada por meio das ofertas do Sine/FGTAS

Em um momento delicado como a pandemia, o setor econômico está sofrendo as consequências do coronavírus. Porém, não é preciso perder as esperanças, pois o mercado de trabalho está ativo em Bento Gonçalves.

O conhecimento da profissão almejada é um dos fatores que faz com que aumentem as chances dos candidatos de conseguirem as vagas disponíveis no município. Segundo a secretária do Desenvolvimento Econômico, Milena Bassani, as qualificações são feitas por meio da Secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social (Sedes), pelo programa Acessuas Trabalho. “Cursos e oficinas gratuitos na área de informática e português para estrangeiros. Além disso, o Senac oferece formações gratuitas, e o Sebrae também”, esclarece.

Na cidade, a quantidade de vagas disponíveis é calculada por meio das ofertas do Sistema Nacional de Emprego (Sine) /Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS). A responsável pela pasta cita 142 oportunidades, além de 150 do atacarejo Via Atacadão e agências particulares.

Senac capacita profissionais

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) de Bento Gonçalves é um dos principais meios de profissionalização no município. A diretora da instituição, Rosângela Jardim, afirma que há muita procura, principalmente por formações que permitam que os estudantes empreendam. “Em 2020, mesmo diante as dificuldades, capacitamos cerca de 500 alunos em cursos profissionalizantes, e realizamos mais de 125 matrículas técnicos”, comemora.

O ramo que as pessoas mais buscam qualificação, segundo a educadora, é por ensinamentos que versam o empreendedorismo, em especial na área da gastronomia. “Além de ter crescido significativamente, nossa região segue aumentando o número de estabelecimentos do ramo, pois está entre os 65 destinos indutores do Turismo no Brasil”, explica.

Nesse último ano, os cursos técnicos ganharam destaque. A demanda do mercado aumentou, exigindo mão de obra mais qualificada, por isso, essa modalidade é uma ótima opção para quem busca uma recolocação ou promoção no mercado de trabalho.

Além disso, essa categoria de estudos, que tem uma duração mais rápida, ganhou destaque e está crescendo na quantidade de matrículas. “A demanda aumentou, exigindo mão de obra mais qualificada, e os cursos técnicos são uma ótima opção para quem busca uma recolocação ou promoção no mercado de trabalho”, ressalta.

Novos empregos para os alunos já são vistos durante as aulas. “As oportunidades existem, tanto para mudar de carreira, ou ainda para uma nova vaga. Porém, as pessoas devem investir em qualificação profissional cujo o mercado esteja mais aquecido”, aconselha.

Novas oportunidades

Segundo a psicóloga do setor de recursos humanos da rede de mercados Andreazza, Tássia Johann, sempre há oportunidades de trabalho anunciadas no Portal de Vagas da empresa, e que as qualificações exigidas variam conforme o cargo. “Comprometimento, disponibilidade de horário e interesse em crescer junto com a empresa podem ser diferenciais”, ressalta
Com a nova filial do supermercado na Capital do Vinho, mais de 150 funcionários diretos foram contratados. Estes poderão usufruir de benefícios, como capacitação profissional. “Regularmente a empresa oferece cursos para qualificar seus funcionários, que já começa na integração e depois segue com atendimento ao cliente, programa interno de qualidade, até os de liderança e gestão”, afirma.

O maior interesse do grupo, conforme diz Tássia, é desenvolver os colaboradores para que busquem crescimento profissional dentro da empresa. “Muitos dos gerentes e chefes de loja começaram em funções iniciais conosco e cresceram. Estamos, inclusive, lançando a plataforma de recrutamento interna para que os funcionários possam se candidatar antes”, salienta.

A Pittol, nova loja localizada no Centro de Bento, também empregou dezenas de pessoas no fim do ano passado. A principal exigência, de acordo com a gerente Cristiane Ortiz, é ter Ensino Médio completo. “Nesses casos, um diferencial envolve várias coisas, não é necessário ter experiência na maior parte dos cargos. Mas no caixa, por exemplo, é preciso ter mais conhecimento. Para a área de vendas a gente dá treinamento, então pode ser o primeiro emprego”, ressalta.

O estabelecimento possui plano de carreira para os empregados. “A gente tem parceria com o Senac e o ano todo tem curso para gerente, supervisores, vendedores, pessoal do caixa e crediário. Todos os funcionários podem participar. Tem também àqueles que vem de Santa Catarina para dar treinamento”, frisa.

Além disso, o incentivo ao estudo beneficia os trabalhadores. “Dependendo do caso, a empresa paga também 60% da graduação para gerentes e supervisores. Todos os funcionários da empresa têm oportunidade de outros cargos. Em casos de liderança, primeiro é investido para os funcionários, quem é qualificado pode exercer outras funções”, pondera.
Outro empreendimento que promete empregar muitas pessoas é o Piazza Salton. Um dos empreendedores responsáveis pela obra, o arquiteto Cedamir Poletto, afirma que a fase de construção já está proporcionando renda para muitos moradores de Bento. “No pico da obra, vai ter aproximadamente 300 operários, empregos diretos. A construção civil movimenta uma cadeia de 97 setores da economia, empregos indiretos. Quando que o shopping estiver pronto, a previsão é mais 260 diretos. Depois, estamos estimando que vai ter mais cerca de 70 indiretos”, expõe.