O assunto desatenção tem chamado muito a atenção de pais e educadores nos últimos tempos. Muitas crianças se apresentam “desatentas” durante as aulas, e os professores têm dúvidas se pode haver ou não um transtorno de desatenção.

Porém, muitos fatores influenciam para que uma criança fique (e não seja) desatenta: não se alimentar diariamente pela manhã; não possuir quantidade de horas de sono necessária; possuir uma agenda com excesso de atividades na semana (informática, natação, aulas de idiomas).
Hoje já é de conhecimento de todos, que o brincar faz parte da infância, e todas as crianças precisam e devem possuir em sua rotina, horários para desestressar e aprender brincando. Isso facilita não somente para a socialização da criança, mas como também, as brincadeiras desenvolvem as habilidades motoras e cognitivas, quando são desafiadas a terem soluções para situações de raciocínio lógico.

Sinais importantes a serem observados

O diagnóstico de um transtorno de desatenção pode levar anos para se dar, porém é importante destacar que a criança com 3, 4, ou 5 anos já começa a apresentar alguns sinais importantes. Veja alguns deles:
• Não conseguem permanecer muito tempo em brincadeiras;
• Se desinteressando facilmente por brinquedos;
• Tem dificuldades para olhar no olho quando alguém está falando;
• Pode possuir alguns tiques motores devido a ansiedade intensa (como enrolar os cabelos, roer as unhas, cutucar-se).
Mais importante do que diagnosticar, é saber entender e trabalhar com o fator desatenção.