Meus irmãos e minhas irmãs, estamos na Semana Maior, a Semana Santa. Nós somos convidados pela liturgia da Palavra, que vai nos conduzindo até o mistério Pascal, onde nós celebraremos a Páscoa do Senhor e cantaremos o Aleluia, celebrando a Ressurreição do Nosso Deus.

Mas agora estamos refletindo o Evangelho de São Mateus, que vai iluminar a nossa reflexão, e que nós iremos perceber dentro desta palavra emblemática do santo Evangelho.

Nós temos, aqui no texto, uma traição. Se você percebeu, Judas foi, antes da ceia, ter com os Sumos Sacerdotes e oferecer Jesus. Eles pagam por Jesus 30 moedas de prata, o preço de um escravo. Judas já havia entregue Jesus no sentido de traí-Lo, ele só estava esperando a hora oportuna, o momento oportuno para dizer a eles quem era o Senhor.

Depois, podemos perceber o aviso. Jesus, ali sentado com os Seus discípulos à mesa, num lugar de intimidade, num lugar de partilha, onde eles terminam se alimentando para depois Jesus se dirigir ao Horto das Oliveiras. E Jesus avisa: “Um de vós vai me trair”. Neste momento, todos começam a se perguntar: “Será que serei eu?”.

Jesus dá uma dica: “Vai ser aquele que colocar a mão no prato junto comigo”. Neste momento, Judas Iscariotes se refere a Jesus e diz: “Serei eu?”. E Jesus diz assim para ele, porque ele coloca a mão no prato: “Tu o dizes”. Ele foi avisado, o aviso aconteceu, mas ele persistiu no erro de entregar Jesus.

Por: Padre Roger Luís – Comunidade Canção Nova