[Mantenham] o olhar firme em Jesus […] desse modo, vocês não ficarão cansados nem desanimados. vv.2-3

Houve uma forte tempestade em Memphis, Tennessee, EUA, na noite de 3 de abril de 1968. Cansado e doente, o Dr. Martin Luther King Jr. não planejava discursar no salão da igreja em apoio à greve dos trabalhadores. Mas, ao saber que uma multidão tinha enfrentado as chuvas para ouvi-lo, ele foi até lá e falou por 40 minutos, e fez um dos seus mais memoráveis discursos: “Eu estive no topo da montanha”.

No dia seguinte, o Dr. King foi assassinado, mas seu discurso ainda inspira os oprimidos com a esperança da “Terra Prometida”. Da mesma forma, os primeiros seguidores de Jesus foram encorajados por uma mensagem comovente. A epístola aos Hebreus foi escrita para encorajar os judeus cristãos que enfrentavam ameaças por sua fé em Cristo. Ela oferece fortalecimento espiritual para não perdermos a esperança, insistindo: “revigorem suas mãos cansadas e seus joelhos enfraquecidos” (12:12). Eles reconheceriam esse apelo vindo originalmente do profeta Isaías (Isaías 35:3).

Mas agora, como discípulos de Cristo, somos chamados a correr “com perseverança a corrida que foi posta diante de nós” mantendo “o olhar firme em Jesus, o líder e aperfeiçoador de nossa fé” (12:1-2). Desse modo, não ficaremos “cansados nem desanimados” (v.3).

Certamente, os ventos e tempestades nos aguardam, mas em Jesus, superamos as tempestades da vida.

Por:  Patrícia Raybon