A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) emitiu um alerta para a baixa cobertura vacinal contra a covid-19 em crianças. De acordo com dados do Observatório de Saúde na Infância, uma parceria entre a Fundação e a Faculdade de Medicina de Petrópolis, entre os jovens com menos de 14 anos, apenas 11,4% completaram o cronograma vacinal, recebendo as 3 doses do imunizante. O boletim Observa Infância aponta que, quanto menor a idade, menor a cobertura. 

Entre crianças de seis meses a dois anos de idade, por exemplo, 14,2% tomaram duas doses e só 6,3% completaram o ciclo de três aplicações. Na faixa etária de três a quatro anos, 23 em cada 100 têm duas doses e apenas 6,7% completaram a cobertura vacinal. Já entre as crianças de cinco a 11 anos, 56% receberam duas aplicações e 12,8% tomaram as três doses.

A Fiocruz ressalta que a vacina ainda é o meio mais eficaz de prevenir complicações causadas pela covid e até mesmo morte. Nas oito primeiras semanas de 2021, para se ter uma ideia, foram registradas 118 mortes de crianças de até 14 anos. No ano seguinte, esse número saltou para 326.

Em 2023, período em que já havia imunizante para crianças a partir de seis meses de idade, o número de mortes no mesmo intervalo de tempo caiu para  50. Agora em 2024, o número foi praticamente o mesmo, 48 óbitos por covid.