Segundo psicóloga, é dever do empregador proporcionar aos funcionários um local profissional saudável e prazeroso

O que é um bom ambiente de trabalho? Para muitos isso é definido pelos números de produção, que resultam em ótima lucratividade. Para outros é a humanização do processo, no qual funcionários fazem parte, sentem-se integrados e trabalham sem pressão, embora tenham conhecimento de prazos e demanda. Este último conceito é adotado e seguido por inúmeros empreendedores em Bento Gonçalves. Segundo o sócio- proprietário da Agência de publicidade Batuca, André Lima, 29 anos, esta ideologia tem dado resultados positivos para a empresa e ao trabalhador.

Conforme o gestor da empresa de comunicação, que completa seis anos de atividades em julho, o pensamento em um ambiente favorável, propício para criatividade foi o que motivou a implantação do empreendimento. “A agência nasceu porque a gente não encontrou uma empresa como esta para trabalhar. Quando projetamos já entendemos o ambiente como uma parte fundamental. Não só físico, mas em ter atmosferas positivas com as pessoas e entre elas”, relata Lima.

O publicitário acrescenta que a preocupação em criar ambientes de trabalho saudáveis deveria ser prioridade para os donos de empresa. “Isso deveria ser comum para todas. Os empresários devem entender que as pessoas passam oito, 10 horas por dia dentro desses espaços, e estes locais precisam inspirar as pessoas, não só dar infraestrutura, mas inspirar, independente da área”, destaca.
Sobre o reconhecimento de um bom ambiente de trabalho na Agencia, Lima relata que isto tem resultado na procura por vaga. Conforme ele, mais da metade dos funcionários vieram de outras cidades e Estados, como Maranhão, São Paulo e Paraná.

Sócio proprietário da Agência ressalta o envolvimento e o trabalho em equipe como chave para um bom ambiente profissional. Foto: Lorenzo Franchi.

Lima destaca que a inquietude da empresa em querer proporcionar bons ambientes está na autocrítica. “Sempre tratamos o nosso negócio como um cliente. A gente se comunica, planeja, olha para a nossa marca, como fazemos para um cliente. Ter bem definido qual são os valores, o DNA da marca é fundamental, pois a partir disto, fica mais fácil tomar decisões e planejar ações”, orienta o publicitário.

Quanto ao processo que envolve a criação de um local de trabalho descontraído e produtivo, ele comenta que é importante debater com os funcionários. “É preciso se revisitar, mudar. Não pode ter medo da mudança. Algumas empresas chegam em uma fórmula e entendem como algo final. Eu gosto de pensar em equipe como um organismo vivo. Quando evolui uma parte, quer mudar outra”, disse.

O gestor ainda conclui que a única constante é a mudança. “Somos inquietos. As pessoas olham a Batuca como uma referência, mas ela não está pronta. Talvez o pronto não existe, amanhã podemos perceber que temos que fazer tudo diferente. É assim que conseguimos evoluir”, enfatiza.

Vitor Leonel veio de São Paulo para atuar na Serra Gaúcha. Entre os motivos está o ambiente profissional. Foto: Lorenzo Franchi.

Reconhecimento do trabalhador

Um dos diretores de arte da Agência, Vitor Leonel Afonso, 21 anos, veio de Bauru, São Paulo, para atuar na Serra Gaúcha. Segundo ele, a mudança foi motivada pelo reconhecimento da empresa em atuação e tratamento pessoal, no Brasil.

Anteriormente, Vitor Leonel atuou na Rede Record TV, e em agências do tipo no interior paulista. Ele compara as atmosferas de trabalho e credita a isto o potencial da empresa bento-gonçalvense. “Essa liberdade que se tem aqui, eu não tinha encontrado. A pressão motiva, aqui se trabalha motivado”, disse.

O funcionário ainda acrescenta ao falar sobre o envolvimento. “Há uma demanda muito grande, mas não tem cobranças enérgicas. A gente sabe que tem que fazer e faz com prazer, com amor, por gostar da profissão e por querer ver a empresa cada vez melhor”, ressalta Vitor Leonel.

Ambientes leves e descontraídos aumenta a produtividade. Foto: Lorenzo Franchi.

Bom para o chefe e funcionário

O bem estar pessoal está associado ao rendimento. Segundo a psicóloga Lizinara Perreira da Costa, especialista coaching em relações empresariais, um bom ambiente de trabalho é dever do empregador.
Segundo ela, é importante o empresário ter ciência do tipo de empresa que ele busca e, a partir disto, definir as contratações. Para desenvolver o espírito de equipe e aumentar a produtividade, Lizinara orienta que as empresas realizem atividades, encontros e conversas.

A especialista ainda relata que o fator que diminuiu a produtividade é pressão. “O estresse pode afetar o ser humano de diversas formas. Os efeitos podem ir da apatia até a agressividade. Ter estrutura também é cuidar da saúde do funcionário”, analisa.

Sobre a relação entre produtividade e ambiente de trabalho, a especialista afirma que locais mais descontraídos, onde as pessoas criam vínculos, oferecem melhores respostas. “É preciso ter um cuidado quanto às pressões. O trabalhador deve conhecer sua demanda e ter espaço. Cada um tem seu tempo para produzir. Um funcionário feliz produz mais. Todos ganham”, afirma Lizinara.