Após quase cinco meses de greve, os médicos peritos do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) decidiram retornar ao trabalho nesta segunda-feira, 25 de janeiro, mesmo sem nenhuma perspectiva de abertura de negociações. A decisão foi tomada em assembleia no dia 16. A agência de Bento Gonçalves ainda não recebeu nenhuma comunicação oficial sobre o fim da greve e prefere não se manifestar sobre o assunto. A reportagem não conseguiu contato com a gerência em Caxias do Sul.

Conforme nota emitida pela Associação Nacional dos Médicos Peritos (ANMP), a categoria irá retomar as atividades em estado de greve, apenas para manter o atendimento essencial, ou seja, aqueles casos de primeiro exame seja para auxílio-doença, aposentadoria especial por invalidez ou retorno ao trabalho depois de licença médica. Os segurados que já se encontram amparados pelo benefício previdenciário têm seus direitos mantidos e deverão continuar recebendo.

A paralisação, no entanto, pode ser retomada a qualquer momento, e irá depender das negociações com o governo federal. Também não há perspectiva de realizar mutirões para atender os segurados. Com o fim do movimento, o quadro de funcionários, que estava operando com 30%, deve voltar ao normal. Mais de dois milhões de perícias deixaram de ser feitas em todo o país desde o início da greve, segundo a ANMP. 

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário deste sábado, 23 de janeiro.