Quando ouço profissional da saúde questionar se algo é cientificamente comprovado, sempre pergunto de que ciência este indivíduo está falando? A medicina busca melhorar a saúde ou busca comprovar a “sua ciência”? Podemos fazer ciência comparando seres diferentes? … Para que saibamos, quando falo medicina, estou fazendo referêcia a estudo de saúde, pois penso que medicina não é do médico, medicina é da saúde, bem como consultório médico é o local onde médico presta serviços, não necessariamente é o melhor local para encontrarmos saúde.

Os cientistas não são mais isentos de dogmas do que os políticos, os filósofos ou os teólogos. Os cientistas são seres humanos limitados, mas a ciência enquanto método parece ir além de muitas das limitações de seus praticantes. Talvez isto possa ser exemplificado pelo estado de medicalização fomentado pela “doença social”, representada por informações focadas no risco de doença, situação que pode transformar o próprio risco à saúde, nas mais diversas doenças, pois sabemos que “de perto ninguém é normal”. Pode isto gerar mais consumo de medicamentos?

A busca patológica por saúde gera informações sobre a guerra do câncer, guerra da obesidade, enfim, inúmeras guerras, porém, parece omitir a informação de que, de fato, o único que, certamente, ganha em “estado de guerra é o fornecedor de armas, que deseja manter viva a necessidade de guerrear para manter o seu mercado de armas” … Seria tal analogia mera coincidência com o estado de medicalização da saúde no Brasil?

O conceito saúde envolve questões biológicas, sociais, emocionais, ambientais e relação do indivíduo com o todo, algo impossível de ser obtido, simplesmente, com consumo de medicamentos. Se você pensa que sua doença está dependente de medicamentos, sugiro que invista em saúde, pois saiba que tratar doença não gera mais saúde, mas pode ser gerado mais doença a ser tratada pelas mais diversas especialidades médicas. Concluindo, após elucidar de qual ciência este profissional está falando, costumo perguntar, se existe comprovação científica em relação à segurança para a saúde, quando um paciente usa vários medicamentos juntos? Pode este indivíduo, cientificamente, estar consumindo um medicamento para combater o efeito colateral de outro medicamento em uso? Pode tal fato acarretar mais riscos à saúde?

Enfim, sabemos que medicamento bem indicado traz, sim, benefícios a saúde. Porém, sempre questione se você pensa estar dependente de medicamentos, pois buscar saúde não pode ser resumido a tratar doença. Como sugestão, busque mais informações referentes às medicinas Funcional, Antroposófica e Integrativa.
Sua doença está dependente de medicamentos? Invista em saúde!

Cézar de Moura