No ano em que o Medianeira comemora seus 100 anos, reúne o labor, o esforço, o dinamismo, a colaboração e , sobretudo a amizade de todos quantos representam, neste cenário tão significativo, o trabalho fecundo e o progresso desta comunidade de Bentos Gonçalves e de toda a região.

A história do Medianeira tem uma parcela importante na história do município de Bento Gonçalves. Tudo começou em 9 de fevereiro de 1915 quando 5 irmãs da congregação das missionárias de são Carlos Barromeo Scalabrinianas, fundada por João Batista Scalabrini, chegaram com o objetivo de acolher e manter a fé das famílias dos imigrantes vindas da Itália para o Brasil. Os imigrantes necessitavam de acompanhamento espiritual, de saúde e educação no dizer de Scalabrini, Bispo de Piacenza, norte da Itália , conhecido mundialmente como pai dos migrantes, grande defensor dos migrantes. Lutou pela cidadania e pelo direito do ser humano integrado na sociedade, independente de raça, credo, cor e condição social. O nome do Colégio Scalabriniano se deve ao fato de ser Medianeira a padroeira do Rio Grande do Sul.

O colégio passou por várias denominações em vista da função social e da legislação do ensino. Primeiramente, o colégio São Carlos, iniciaram as aulas em 1915, ministradas em italiano a pedido do Cônsul da Itália, com 54 alunos. O local escolhido foi a própria casa velha de madeira onde as irmãs estavam morando. Manter a cultura, língua, costumes, crenças e mais, sua religiosidade foi um dos objetivos das primeiras irmãs educandas.

Em 1941 foi aberto o curso complementar. Por muitos anos a escola se tornou conhecida como escola de referência de magistério devido a sua filosofia, metodologia e proposta pedagógica.

Em 1948 foi criado o curso de formação de professores primários, denominada Escola Normal Nossa Senhora Medianeira.

Em 1978 com a reforma do ensino e habilitações profissionalizantes- Escola de 1º e 2º graus .

Em 1º de abril de 1999 denominou-se Colégio Scalabriniano Nossa Senhora Medianeira.

“A escola é um marco para o município porque investiu durante muitos anos na formação de professores em repercussão em âmbito Estadual e continua investindo segundo as demandas sociais, na cultura, no saber, na arte, na ética, e na formação de cidadãos conscientes e responsáveis pela sua missão, na formação integral, com forte cunho científico, e não menos o cuidado da educação emocional, aspectos fundamentais do ser humano.

Parabenizo a Escola pela missão do cem anos da presença em nosso município, em suas turmas de magistério, do qual faço parte, e que o juramento ao receber o certificado era: – prometo ser luz para iluminar o caminho dos meus alunos – o juramento como educanda era comprometedor.

Parabenizo todos os professores, Pais e Mestres pelas atividades que irão ser realizadas durante o ano.