Em meio a críticas e comoção, Mário Gabardo anunciou, na quinta-feira, 23, sua renúncia ao cargo de vice-prefeito de Bento Gonçalves. Nome influente na cidade e peça fundamental para a eleição de Guilherme Pasin em 2012, Gabardo havia anunciado em fevereiro que permaneceria no cargo, a fim de respeitar os votos que o colocaram na função. Entretanto, com a aproximação do pleito municipal e reviravoltas no Executivo, o político optou por antecipar a entrega do cargo.

Em carta aberta, lida integralmente em entrevista coletiva na Câmara de Vereadores, Gabardo explanou os motivos que o levaram à decisão. De acordo com o manifesto, um dos principais motivos para a ação foi o não cumprimento de projetos do plano de governo. “Muito pouco desta proposta foi levado a sério. Houve omissão em relação à segurança pública, não honrando o compromisso de viabilizar a criação de uma guarda municipal”, exemplifica o texto, destacando uma das bandeiras também defendidas por Gabardo quando era vereador.

Outro elemento destacado foi a polêmica mudança de gabinete solicitada pelo chefe do Executivo em abril. A carta esclarece que “sem dialogar, o prefeito, através de seu secretário de administração, solicitou que eu desocupasse o prédio da prefeitura, o que de fato ocorreu, selando ainda mais a situação de isolamento”.