Marijane foi a primeira mulher a assumir o cargo de presidente do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG). Em entrevista, ela fala sobre sua trajetória, projetos desenvolvidos, metas, realizações e perspectivas

Filha de agricultores, Marijane Paese começou a vida profissional aos 12 anos. Trabalhou com turismo, na indústria – atuando na controladoria e em programação e controle de produção –, além de ter sido professora nos ensinos fundamental, médio e superior. Formada em Licenciatura Plena em Matemática e Física e Mestrado em Ênfase em Estatística, tem, também, vivência comunitária, desempenhou atividades em grupos de jovens e de escoteiros e em projetos esportivos.

Atualmente, é empresária e administradora da Paese Comércio de Ferragens. No Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG), assumiu o cargo de vice-presidente para Assuntos do Comércio na gestão de 2020/2021 e, depois, foi nomeada presidente para a gestão 2022/2023. Casada com Deonir De Toni, é mãe de Mariana, 19, e Lucas, 17.

Presidência

Na gestão anterior, do então presidente Rogério Capoani, tive o convite para fazer parte da diretoria da entidade e assumi a vice-presidência do comércio. Vim para contribuir com a experiência que adquiri ao longo da minha trajetória profissional e para aprender também. Sempre foi uma bandeira minha exercer trabalho voluntário, de alguma forma tentei disponibilizar um tempo para isso. Então, vim para a entidade. Porém não contávamos que enfrentaríamos uma pandemia, que restringiu muito todas as atividades. No entanto, o CIC teve papel fundamental de defender a abertura e o funcionamento das atividades econômicas nesse período. Como minha formação era em estatística, consegui contribuir com a entidade trabalhando nessa pauta junto ao Comitê Técnico Regional com 49 municípios da Serra Gaúcha.

Desafios

Passada a pandemia, que foi uma das maiores adversidades para todos os setores, agora estamos com os desafios econômicos. A instabilidade política que vivemos em nosso país é um dos pontos que agora, como empreendedores, exige que olhemos para o futuro e nos estruturemos para enfrentar os próximos passos. Mais do que nunca que, precisamos olhar para frente, não perder o foco, continuar empreendendo e inovando.

Inovação

Na área da indústria atuamos com duas grandes bandeiras: a inovação e a qualificação profissional. Ambas se completam, porque a gente precisa de pessoas cada vez mais qualificadas para criar um ambiente favorável à inovação. A entidade vem trabalhando em projetos como o Centro de Inovação – Inova Bento, em parceria com a Movergs e a Prefeitura Municipal, estabelecendo um novo marco para a cidade de Bento Gonçalves. Acredito que vai aproximar cada vez mais as indústrias, as pessoas que queiram empreender, aqueles que tenham boas ideias e queiram evoluir. Entendo que trabalhar a cultura da inovação é inadiável, porque empresas que pretendem se manter sustentáveis terão que seguir o caminho da inovação.

Qualificação profissional

Estamos atuando através do projeto Qualifica Bento, que tem essa intenção de dignificar as pessoas que mais precisam e não conseguem se inserir no mercado de trabalho com a oportunidade de emprego. Estamos buscando, junto a redes assistencialistas do município, pessoas que não estão trabalhando para que possam ter a dignidade de buscar uma qualificação para depois, como consequência dessa capacitação, se inserirem no mercado de trabalho. Bento Gonçalves hoje tem menos desempregados, do que vagas em aberto. Precisamos, sim, trabalhar nesse sentido, porque se essa parcela da população está fora do mercado de trabalho é por falta de qualificação. O projeto busca, como objetivo principal, encontrar e capacitar essas pessoas. Um grande avanço também por parte da Prefeitura Municipal e da Câmara de Vereadores foi a aprovação do Qualifica Bento que também vai oportunizar cursos paras aqueles que estão desempregados. Acredito que esse projeto ainda vai dar muitos frutos. Está no início, mas se continuarmos nesse propósito, a tendência é que tenhamos desemprego zero em Bento Gonçalves.

Metas

O Qualifica Bento precisa funcionar com muito mais força, atuando mais no comércio e nos serviços, já que ele iniciou na indústria e precisa avançar nesses dois segmentos. O foco também está na construção e a estruturação do Inova Bento. Temos essas duas bandeiras iniciais e, claro, trazer a ExpoBento e a Fenavinho com algumas inovações em seus eventos, bem como criar iniciativas voltadas ao turismo. Temos um trabalho focado nessa área, estamos com dois grandes projetos nesse sentido: um deles é a “Rota dos Capitéis” e o outro é o “Natal nos Vinhedos”, trazendo algumas questões de desenvolvimento da atividade turística e focando no turismo de experiência.

Realizações

Quanto à entidade, a maior realização é que conseguimos estruturar bastante projetos. A parte mais difícil é começar uma ideia ou evoluir iniciativas de outra gestão, como, por exemplo, a Rota dos Capitéis que iniciou na direção anterior e agora estamos organizando. O desafio é fazer com que esses programas realmente sejam efetivos e buscar resultados através deles. Nesse sentido já avançamos, porém, o trabalho continua e não vai parar em 2023. Provavelmente no próximo ano se faça a estruturação de novas propostas, conforme as tendências do mercado. É difícil fazer uma administração fechada de dois anos, precisamos que os projetos avancem e tenham continuidade também com a próxima gestão que virá.

Falando da parte pessoal, minha realização, hoje, é perceber até onde cheguei. Com muito esforço, comecei praticamente sem nada como empreendedora, então avancei. Tenho uma família e filhos maravilhosos, que junto com meu trabalho, são minhas maiores realizações.

Mulheres na liderança

A importância de a mulher estar na liderança e ter uma representatividade nas instituições é fundamental. Mesmo com importantes contribuições e presenças femininas, ao longo de 108 anos de entidade não tínhamos oportunizado a liderança a uma mulher. É verdade que elas precisam se dispor também a assumir esses desafios. Não é fácil, pois detemos muito tempo com as atividades da entidade, então, dependendo da estruturação familiar, muitas vezes as mulheres têm essa dificuldade de dizer: “eu consigo e quero estar disponível”. Elas precisam entender o momento que estão preparadas para fazer isso, mas é importante que façam, que tenham essa iniciativa. Nesse setor feminino, a questão da competência precisa ser valorizada. Tem muitas mulheres nas próprias empresas, ou ocupando os mais altos cargos de direção, de gerência, e também na política, com posições importantes. Acredito que evoluímos em termos de igualdade, agora precisamos estar disponíveis a aceitar alguns desafios de representatividade. Espero que o meu exemplo influencie outras mulheres a assumirem também esse papel na sociedade.

O que falta para Bento

Bento é uma cidade diferenciada. Em primeiro lugar precisamos deixar isso bem claro. Falo isso porque ela tem uma diversidade econômica. Somos fortes nos setores moveleiro, metal mecânico, alimentício e, claro, turismo e serviços. Tudo isso fortalece nossa economia e a diferencia: se um segmento sofre uma certa queda pode ser compensado por outros. Acredito que o município hoje precisa se estruturar em termos de educação e saúde. Acho que isso é um fator que o poder público vem fazendo muito bem, mas é essencial essa atenção para que possamos, como cidade, estar atraindo, também, novos moradores. Se estamos com essa dificuldade no mercado de trabalho, de falta de mão de obra, a cidade precisa se estruturar para que possa também ter esse olhar de novas pessoas procurando o município para morar e trabalhar. Conseguiremos isso incentivando ainda mais a iniciativa privada, estimulando o empreendedorismo e auxiliando as empresas e permanecerem em Bento Gonçalves.

Expansão industrial

Acredito que o município ainda vai continuar sendo referência na indústria, mas creio muito que vai evoluir demais nas questões de enoturismo. Assim, ganha importância a questão da valorização do interior, do desenvolvimento de novos negócios, inclusive de estrutura familiar. Torço para que as pessoas possam enxergar que há uma grande oportunidade nesse nicho, e que é importante a permanência no interior, desenvolvendo atividades econômicas nessas regiões. Com o turismo de experiência em alta, a Serra tem muito para crescer e Bento Gonçalves está em evidência. Então, essa é a hora. Nesse sentido, acho que a cidade ainda vai evoluir muito.

Empreendedorismo

Bento Gonçalves é uma cidade empreendedora. Temos um CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) para cada seis habitantes e isso por si só revela o quanto somos empreendedores, o quanto as pessoas buscam em seus pequenos negócios, ou às vezes até tem uma atividade ligada a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), empreender. A população tem muito isso: às vezes as pessoas tem dois empregos, duas atividades, por conta dessa vontade de crescer, pelo fato de enxergar oportunidades e querer melhorar todo dia. É uma característica nossa, até mesmo da nossa imigração italiana, que chegara aqui e não tinha nada a não ser os morros e as dificuldades para trabalhar. Essa questão do empreendedorismo é um diferencial nosso, algo que não podemos perder. E tudo se resume nisso: a importância de trabalhar, de não esperarmos que recebamos as coisas prontas e sim a preparação como profissional e ir em busca dos seus objetivos, isso a gente precisa fomentar.

Eleições

Do governo federal esperamos muita responsabilidade com os contribuintes, com as empresas, com as pessoas e com os trabalhadores em geral, que é quem paga os impostos e movimenta toda essa roda econômica. Sem o impostômetro não acontece nenhuma melhoria na saúde, na educação ou para o povo. Então se pede responsabilidade no sentido de fomentar o empreendedorismo, de investir para que as empresas tenham condições, mas acima de tudo responsabilidade orçamentária. Não podemos admitir que se faça quebra de teto de gastos, que se crie custos desnecessários no governo, ocasionando uma nova crise econômica, pois ela volta para o bolso do consumidor. Então, como entidade, defenderemos que essa irresponsabilidade não aconteça.

A respeito do governo estadual, esperamos que ele continue o trabalho de gestão e que olhe pela nossa região. É um governo que precisa estar mais perto de Bento Gonçalves, esperamos que tenha essa aproximação, que venham prestigiar e entender a diversidade da nossa cidade. Vamos buscar essa proximidade, também, para discutirmos as questões de competitividade do estado. O Rio Grande do Sul precisa ser mais competitivo na questão de impostos, é importante rever a questão da substituição tributária. Então, como entidade, estamos dispostos a abrir essa discussão.

Relação com o Executivo

Estamos convergindo bastante, com muitas parcerias positivas sendo construídas, como o Inova Bento e o Qualifica Bento, por exemplo. O envolvimento com o setor municipal é extremamente positivo com a entidade. Precisamos agora estruturar e trabalhar em um próximo ano, discutirmos juntos ainda o que mais podemos evoluir em termos de Fenavinho e em outros projetos, mas as parcerias que foram efetivadas até agora são extremamente positivas.

O que fica de aprendizado?

O aprendizado é que a gente não pode parar nunca. Quando encontramos situações difíceis, que às vezes independem do nosso estado e da nossa vontade, que são os fatores macroeconômicos, que influenciam na vida de todos, o que fazemos? A gente se organiza e não pode parar. Não podemos deixar que essa nuvem de energia que não positiva nos transmita medo. O medo trava nosso desenvolvimento. Temos que olhar o todo e, nas dificuldades, precisamos ser estratégicos e inovadores para avançar. Importante que a gente tenha esse olhar de avançar, de empreender e de superar as dificuldades.

Plano Diretor

A questão do Plano Diretor foi apresentada de forma inadequada. O poder público municipal está de parabéns, pois entendeu que é necessária uma revisão, ela precisa ser realizada dentro da lei. É uma discussão que tem que ser promovida com calma, com a sociedade, ouvindo os conselhos e a população, ela não pode ser atropelada. A Administração Municipal foi assertiva por ter tido esse entendimento e, caso seja necessária, se faça uma revisão logo ali na frente de uma forma mais estruturada.

Conselho aos jovens

Daria o conselho de que estudem muito e tenham um propósito, pois nada vem sem esforço. É preciso sair da zona de conforto, estudar e trabalhar. Temos novas gerações vindo com muitas qualidades, com muito a ensinar para as anteriores. Esse é um ponto que a gente precisa conectar: o mercado de trabalho e esse novo perfil de estudante, entendendo como criar conexão e colaboração. Eles já têm um conhecimento nas questões tecnológicas muito avançado, mas é preciso criar o elo com a indústria, o comércio e o serviço, buscar o ponto de equilíbrio entre esse conhecimento que eles têm com o mercado de trabalho. Precisamos mostrar para esses jovens que eles têm muita oportunidade e podem, sim, fazer o que gostam. Esse é um projeto que ainda não temos a solução, mas que será necessário um olhar bem diferenciado nesse sentido, porque já é uma falta.

Perspectiva para 2023

Todo ano é sempre um novo desafio e acho que esse é o olhar que a entidade vai ter, de apresentarmos nossas feiras com bastante inovação. Isso é bem importante, precisamos avançar nesse sentido. No entanto, estaremos focados, trabalhando e avançando como entidade, com o olhar macro de todos os empreendedores, dos nossos associados e com certeza, estrategicamente entendendo todo esse cenário e avançando na apresentação de novos projetos e soluções. Além de, claro, impulsionar o Qualifica Bento e o Inova Bento. Tenho certeza que 2023 será um ano de bastante desafios, mas vai ser, também, de muitas realizações.

Foto: Emerson Ribeiro