Mudanças propostas pelo governo do Estado já estão sendo implementadas pela administração na rede de ensino municipal

O Marco Legal da Educação Gaúcha busca a melhoria do desempenho da educação em todos os níveis e deve ver planejado para que possa ser efetivado em espaço de tempo não muito longo. A opinião é da secretária municipal de Educação de Bento Gonçalves, Adriane Zorzi, ao comentar os projetos aprovados pela Assembleia Legislativa, no começo da semana. Ela adverte, porém, que os municípios necessitam de estrutura e apoio estadual e federal para conseguir atender tantas demandas, tanto no que se refere aos espaços físicos para ampliação de carga horária, quanto de profissionais para o atendimento destes alunos o dia todo.

A secretária não entrou em detalhes sobre os impactos do Marco Legal na questão da municipalização do Ensino Fundamental, e nem citou números de alunos atendidos hoje, e quando este total poderá ser aumentado, assim como de efetivo docente e servidores de outras áreas. As mudanças propostas pelo governador gaúcho, Eduardo Leite, segundo ela, contemplam boa parte de ações que já são realizadas pela rede de educação municipal.

Conforme Adriane, “quando falamos em acesso, permanência, inclusão, educação com qualidade, em tempo integral, formação e valorização dos profissionais e gestão escolar, isso já vem sendo feito aqui”. Sobre o tempo ampliado, para no mínimo sete horas diárias, a secretária Adriane diz que “estamos trabalhando anualmente na ampliação destas turmas, porém esbarramos nos espaços físicos, mas sabemos da importância para a melhoria da aprendizagem e dos resultados”.

A busca ativa também foi comentada pela secretária. “Após a matrícula os alunos são monitorados pela equipe diretiva e o orientador educacional inicia o processo de acompanhamento e realiza o procedimento, quando necessário, mantendo quase zerada a taxa de evasão ou infrequência”, revela. “Quando necessário a equipe da Central de Orientação Restaurativa realiza esta busca ativa em conjunto com o Ministério Publico”, completa.

Os docentes da rede municipal participam durante o ano todo de capacitação e são efetivados através de concurso ou contatos emergenciais com a obrigatoriedade de formação. A valorização dos profissionais do magistério é um tema que está muito presente em nossas discussões”, conclui.

Para saber

A reportagem do JS também manteve contato com a assessoria do Sesi, das escolas Sagrado Coração de Jesus e Marista Aparecida, que não responderam aos questionamentos

Imagem de Capa: Reprodução/Metrópole