O piloto Marciano Santin fez a sua segunda participação na Copa Honda CBR 500R no domingo, 23. O piloto bento-gonçalvense estreou na categoria já com as etapas em andamento e, mesmo em adaptação ao novo veículo, conseguiu novamente atingir as primeiras colocações.

A quarta etapa da Copa Honda CBR 500R, categoria da SuperBike Brasil (o Campeonato Brasileiro de Motovelocidade) aconteceu no clássico Autódromo de Interlagos, em São Paulo. Essa foi apenas a segunda participação de Santin na categoria em 2017, já que sua estreia foi na terceira etapa, em 26 de junho.

Santin repetiu o bom resultado de sua corrida inaugural e chegou à segunda colocação. De acordo com o piloto, essa última participação rendeu, além do bom resultado, mais aprendizado e sintonia com a motocicleta. “A cada teste de velocidade e a cada prova eu fico mais perto do líder [Leonardo Tamburro]. Como estou apenas na segunda corrida com a moto, acredito que esteja de bom tamanho”. Ainda segundo Santin, “a cada corrida que participo, percebo que melhoro em alguma coisa para as próximas etapas”, explica.

Marciano Santin também avaliou como positiva as conquistas de posições após o início da corrida. “Eu comecei a prova na quarta posição do grid de largada e consegui fechar o circuito na segunda colocação”, comenta. Na prova, o gaúcho ganhou duas posições e as manteve até o momento da bandeirada final.

O vencedor da prova foi Leonardo Tamburro, que venceu todas as provas da categoria Honda CBR 500R no ano. Ao contrário do piloto bento-gonçalvense, Tamburro já está adaptado à moto desde o início da SuperBike Brasil 2017 – e lidera a pontuação geral da categoria na SuperBike Brasil.

A sequência na SuperBike

Para poder alcançar o líder da competição, Santin vai reforçar os treinamentos em autódromos. Pela falta de uma pista em Bento Gonçalves, o piloto retorna aos treinos em outra cidade do Rio Grande do Sul. “Eu vou aumentar a frequência de meus treinamentos no autódromo de Guaporé. A ideia é que eu consiga melhorar ainda mais os meus resultados”, acredita.

Atleta experiente nos circuitos de motovelocidade do estado e também do Brasil, Marciano Santin voltou a citar a dificuldade em continuar no mundo dos autódromos e circuitos. “A gente ainda espera o apoio do Bolsa Atleta. Contamos com essa ajuda para poder participar das outras etapas ao longo do ano”, relembra.

Além dos treinamentos fora da cidade de origem, o participante da SuperBike Brasil tem de arcar com altos custos de manutenção, de deslocamento para os treinamentos e também para as provas. Os circuitos escolhidos para realização da SuperBike Brasil ficam localizados em São Paulo, Curitiba e Goiânia.

As etapas seguintes estão marcadas para os próximos meses. Quatro etapas restam até o final do campeonato – são oito provas no calendário oficial. Santin espera chegar ainda melhor nas corridas restantes desta temporada.
A quinta prova deste SuperBike Brasil 2017 está marcada para o Autódromo de Interlagos, em São Paulo. A corrida acontece em 27 de agosto.