Uma profissão que exige mais do que aprender a trabalhar com diferentes materiais. Serrar, moldar e dar detalhes a janelas, telhados e tantos outros objetos produzidos com madeira é responsabilidade dos carpinteiros. Moacir Cepriani, 66 anos, é responsável por dar forma e embelezar as casas da região, além de igrejas, escolas e capitéis do município. Desde criança, ele sempre foi criativo e desejou seguir os passos da família na profissão. Orgulhoso do que aprendeu e ensinou, Cepriani fez diversas construções, entre elas a maquete e a escada da Igreja Santo Antônio, em 2013.

A história do carpinteiro inicia no município de Muçum, onde a família residia. “Morávamos na Linha Bacharel, interior do município de Muçum, e foi lá que tudo começou. Meu avô, Vitório Beal, era artesão e fazia altares e bancos para igrejas e seguimos na profissão que herdamos dele”, comenta.
Ele lembra que desde criança acompanhava o trabalho do pai e dos tios, que abriram uma carpintaria em sociedade. “No local eram produzidos engenhos de cana, materiais para carroças, entre outros objetos. Sempre acompanhava estas produções e lembro muito de meu avô, ele era uma pessoa muito criativa”, recorda.

Ainda, ressalta que o avô era um grande conhecedor das questões de madeira, mesmo sem muito estudo na época. “Ele escolhia o cedro que era maduro, que não tinha erva, como nos meses de maio, junho, julho e agosto. Ele também olhava a lua para que a madeira não estragasse, para que durasse. Era uma pessoa observadora e conhecia bastante sobre o assunto”, conta.

Música e boas recordações fazem parte de sua história

ários foram os trabalhos realizados por ele no município, e várias foram as invenções também do homem sempre atento e criativo. “Quando pequeno adaptei em uma máquina de semear um compartimento para adubo, naquele ano teve uma grande safra de grãos e me senti feliz. Quando já estava em Bento e trabalhava há 40 anos como carpinteiro, criei outra máquina para cortar madeira. Até hoje estou sempre atento para criar coisas novas”, lembra.

Um dos destaques de sua criação é a escada que está na igreja Santo Antônio, feita em 2013. “Inicialmente montei a maquete de como seria a escada, toda em madeira. Apresentei e solicitaram algumas mudanças. Acatei, fiz as modificações e depois apresentei uma escada de metal revestida de madeira, pois o orçamento seria menor”, relata.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário desta quarta-feira, 18 de maio.