Ser corrupto não é fácil. Imagine o drama de consciência dos políticos que, eleitos pelo povo para trabalharem para o povo, se veem na contingência de extorquir o próprio povo. Imagine a batalha interior dos representantes, que terão de fazer das tripas coração para roubar da saúde, da educação, da segurança, saquear os sonhos, a fé, a vida dos seus representados. Dá pra imaginar tamanho dilema? Ninguém merece!

Disse Montesquieu, há mais de trezentos anos, que a corrupção dos governantes começa com a corrupção dos seus princípios. Mas – pergunto eu – vale a pena tanto esforço para corromper princípios se é possível deformá-los desde o princípio?! É como fazer uma ciclovia deixando ao mar a responsabilidade de derrubá-la. E se não houver ressaca? Um bom delinquente e futuro corrupto se constrói desde pequeno. Como? Acho que esta cartilha vai ajudar. Vamos lá:
-faça tudo o que seu reizinho ou princesinha pedir, afinal a criança sabe o que é bom para ela;
– use de chantagem para fazê-la comer;
– não a repreenda se ela chutar as canelas dos avós;
– ache graça dos palavrões que ela disser e incentive-a para que os repita na presença de outras pessoas;
– não lhe dê orientação espiritual, pois isso é imposição. Deixe que ela atinja a maioridade para escolher;
-quando ela estiver em idade escolar, prometa, por exemplo, um celular de última geração, ou um drone, se passar de ano;
-caso ela não tenha estudado para alguma prova, escreva um bilhetinho para a diretora, dizendo que ela pegou a gripe A1N1;
-fale mal da professora, principalmente se as notas estiverem baixas, pois a culpa é de quem não ensinou direito;
-exiba-se no trânsito, driblando os “panacas”, cortando a frente deles ou costurando as ruas;
-mostre a ela como furar as filas, deixando os otários pra trás;
-ensine-a a tirar vantagem dos trouxas;
-releve suas pirraças de criança e cubra suas transgressões de adolescente;
-aponte formas fáceis de ganhar dinheiro;
-treine-a para subornar os outros.
Bom, você já cumpriu com seu papel. Seu filho ou filha deve ter aprendido que mentir, manipular, barganhar, chantagear, trapacear e praticar pequenas infrações, faz parte da luta pela sobrevivência. Daqui pra frente, é por conta dele ou dela. Com alguma sorte, poderá vir a ser político de destaque…