Em Bento Gonçalves, ponto de encontro foi o 6º Batalhão de Comunicações (BCom)

O 7 de setembro, Dia da Independência do Brasil, foi marcado por manifestações em todo o país. Em Bento Gonçalves, mesmo com muita chuva, a concentração ocorreu em alguns pontos da cidade e, após, os manifestantes percorreram as principais ruas do município até o 6º Batalhão de Comunicações (BCom). Entre os pedidos estão o voto impresso e auditável com contagem pública; o impeachment dos ministros do Supremo Tribunal Federal (SFT) e o saneamento das instituições.

O Pastor Luis Carlos Cordazzo, que esteve à frente da organização do movimento na Capital do Vinho, esclarece que a intenção é deixar um caminho melhor para as futuras gerações. “A manifestação é pacífica, somos um povo de princípios, que tem o lado cristão, o lado fé. Nós queremos somar. Amamos o nosso país e queremos o melhor. Eu, por exemplo, quero deixar um Brasil legal para os meus filhos, para os meus netos. Que eles sintam orgulho de viver aqui. Queremos um país livre, democrático e feliz”, enfatiza.

Segundo ele, a mobilização foi feita por dois principais carros chefes. “Um seria o fato de por que não o voto impresso auditável, que dá uma garantia, que quando a gente vota tem certeza que é aquele que foi lá, seja A, seja B, não tem falcatrua. Outro seria na questão do STF, mas não destituir, entretanto, alguns ministros estão fugindo da casinha em suas decisões, tomando algumas arbitrárias. Todos nós estamos abaixo da constituinte, portanto, eles devem ser o exemplo. Então, não estamos contentes com isso, e fomos às ruas”, considera.[

Opinião dos manifestantes

“Pedimos um apoio maior para a agricultura. Com mais investimentos. Queremos um Brasil melhor, com menos corrupção, isso é o mais importante”.
Roberto Mion
“Estamos aqui, solicitando o direito de expressão e o direito à propriedade. Queremos um futuro mais digno para os nossos filhos, pois na situação que está hoje, não estamos tendo esse direito. Temos que lutar por aquilo que acreditamos”.
Taciana Heinrich e Cristiano Maróstica
Acho que estamos em um momento em que o povo tem que se unir, abrir mão de partido, para tirar o Brasil do rumo que está hoje. Ações como estas é que vão mudar a trajetória do país. O Brasil tem tudo para ser uma potência, mas, com a corrupção, não está sendo possível. Podemos avançar cada vez mais”.
Gedi de Abreu
“Estou aqui lutando pela nossa Pátria. Pela democracia, liberdade de expressão. A união é importante para o bem comum”.
Maurildo Santin
“Estamos aqui, exclusivamente, para pedir a liberdade em amplos sentidos. O povo quer mudança e a união é válida para a concretização dela. Não se trata de partidos, independente deles o que importa é nos unirmos”.
Luciano Bitencourt, Renata Marchi e o pequeno Gabriel