O processo de manifestar o desejo de ser um doador de órgãos no Brasil tornou-se mais acessível, com a possibilidade de ser realizado pela internet. A novidade é resultado da implementação do sistema de Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos, desenvolvido pela Corregedoria Nacional de Justiça em parceria com o Colégio Notarial do Brasil e a Coordenação-Geral do Sistema Nacional de Transplantes, do Ministério da Saúde.

Embora a autorização para a doação de órgãos, em casos de morte encefálica, continue sendo prerrogativa da família do paciente, a nova ferramenta eletrônica permite que os familiares tenham ciência da vontade da pessoa de forma mais rápida, o que pode contribuir para reduzir o tempo de espera por um órgão.

Atualmente, aproximadamente 42 mil pessoas aguardam na fila por um transplante no Brasil, sendo 500 delas crianças. Em 2023, 3 mil pessoas faleceram antes de conseguirem um doador compatível.

Para manifestar a vontade de ser um doador de órgãos, basta acessar o site www.aedo.org.br e preencher o formulário disponível.

Foto: Ministério da Saúde / Divulgação