Publiquei cento e cinquenta crônicas entre o Jornal SEMANÁRIO e o Face Book. No Face, já conto com cinco mil amigos. Os leitores do SEMANÁRIO das edições de quarta-feira foram incontáveis e sempre encontrei mais inspiração quando alguém dizia:

“Li sua coluna”.

O alcance surpreendeu especialmente pelas retransmissões feitas entre amigos dos leitores. Hoje sei que a crônica chega para 18 países do Continente Americano e outros 4 da Europa. É muito mais do que imaginei.

Bento Gonçalves está no mundo, tanto onde residem seus cidadãos como nos locais onde a cidade tem amigos.

Emitir uma opinião, fazer uma crítica, dar um conselho, contar um caso, falar da família, tudo é uma forma de compartilhar conversas escritas com leitores amigos e tantos outros amigos destes leitores que ainda não tive a oportunidade de conhecer.

Costumo sentar diante do teclado e mirar as letras que aparecem no visor como se os dedos de minhas mãos tivessem apenas uma relação direta com o coração sem passar pela cabeça. O cérebro funciona no automático. Dificilmente reescrevo já que o coração é quem manda. O cérebro nunca reclamou por sua aparente inércia.

Já escrevi palavrão, besteirol, cultura inútil, confidências e coisas que no quotidiano estão ausentes de minha vida. Cabeça de um lado, formada pelo conhecimento, razão e raciocínio e o coração de outro lado, formado pelo amor, religião e família. O coração é o personagem que escreve.

Meu coração agradece aos leitores do SEMANÁRIO e aos amigos do Face pela agradável companhia destes últimos anos.

Houve um tempo em que parei de escrever, impedido que fui pelas normas da legislação eleitoral. Meu coração se ressentia da ausência de vocês leitores e doía o silêncio do teclado.

Houve quem perguntou se a coluna voltaria a ser publicada dizendo que estava fazendo falta nas quartas-feiras. Fez muita falta também para mim. Houve quem perguntou se já tinha me aposentado e respondi que isso só aconteceria com o apagar das luzes da vida mas que para isso não tinha nenhuma pressa.

Para todos afirmei que era apenas uma questão de meses e assim foi. Perdi a eleição e perdi algumas crônicas semanais. O coração ganhou foi tudo: conhecimento, razão, raciocínio, amor, religião e família. A cabeça perdeu alguns cabelos e outros ficaram mais brancos, símbolo de experiência agregada

Ter leitores, ter tantos amigos, saber que muitos abrem o jornal SEMANÁRIO e vão direto para a página quatro é uma satisfação.

No limiar de 2019 registro meu MUITO OBRIGADO. Vocês leitores são motivo mais do que suficiente para compensar o teclado que se desgasta a cada letra enviada para a crônica parece transformar-se em música: tec, tec, tec…

Vocês são espetaculares, muito mais do que imaginei.