Dos mais de 34 milhões de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), aproximadamente 32 milhões já realizaram a comprovação de vida. Segundo o último balanço, 3,2 milhões de beneficiários ainda não haviam comparecido aos bancos pagadores de seu benefício para realizar o procedimento. Só no Rio Grande do Sul o número passava de 200 mil.

O prazo para o comparecimento das pessoas que ainda não fizeram a comprovação de vida foi estendido até esta quarta-feira, 28. Não é necessário ir à Agência da Previdência Social.

Os beneficiários do INSS que ainda não fizeram a prova de vida devem procurar uma agência bancária e realizar o procedimento, sob pena de ter o pagamento interrompido. O prazo, segundo o diretor de Benefícios do INSS, Alessandro Ribeiro, não será prorrogado novamente.

A comprovação é obrigatória para todos que recebem seus pagamentos por conta corrente, conta poupança ou cartão magnético. Caso o beneficiário não possa procurar a agência bancária, por motivos de saúde ou por conta de uma viagem, por exemplo, ele deve enviar um procurador ao instituto.