Dos mais de 34 milhões de beneficiários que Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) aguarda a comprovação de vida em todo o país, 4,7 milhões ainda não realizaram o procedimento para a manutenção do  benefício em 2018. No Rio Grande do Sul, o número de segurados que não renovaram o benefício chega a 285.281 – de acordo com a última atualização da Previdência Social, em janeiro deste ano. Todos os segurados que ainda não realizaram a comprovação tem até o dia 28 de fevereiro para realizar o processo obrigatório.

A prova de vida, segundo a Previdência Social, é obrigatória para todos os beneficiários do INSS que recebem por conta corrente, conta poupança ou cartão magnético. Quem não fizer a comprovação de vida no tempo previsto poderá ter seu pagamento interrompido. O procedimento é realizado diretamente no banco em que o segurado recebe o benefício mediante a apresentação de um documento de identificação com foto (carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira nacional de habilitação e outros).

Os beneficiários que não puderem ir até as agências bancárias por motivos de doença ou dificuldades de locomoção podem realizar a comprovação de vida por meio de um procurador devidamente cadastrado no INSS.

Já para aqueles que moram no exterior, a comprovação de vida pode ser feita por meio de um procurador cadastrado no INSS ou por meio de documento de prova de vida emitido por consulado, bem como pelo Formulário Específico de Atestado de Vida para o INSS, que está disponível no site da Repartição Consular Brasileira ou no site do INSS.