Muito tem se falado sobre a importância das abelhas para o meio ambiente. Além da polinização, elas produzem mel, alimento que a maioria da população consome quase que diariamente. Entretanto, quando a quantidade de agrotóxicos é elevada, o inseto não consegue procriar e tão pouco fazer suas funções diárias. Por conta da utilização de venenos nas produções do Vale dos Vinhedos, a Associação Riograndense de Proteção aos Animais (Arpa) apreendeu quase 300kg de mel sem procedência.

Jorge Acco, fiscal e coordenador da Arpa, comenta que, além das abelhas e do mel, é preciso também recolher os venenos. “Apreendemos uma grande quantidade de agrotóxicos que são proibidos, além dos 43 potes de mel, que não possuem registro”, salienta Acco.

Além disso, o fiscal lembra que quando o animal é retirado de seu habitat natural e posto em uma caixa, é necessário que haja uma fiscalização maior. “Os produtores acham que basta pegar algumas abelhas, coloca-las em uma caixa e deixar que elas façam o trabalho. Não é bem assim, o ambiente em volta precisa estar limpo. Se a água está poluída, se é um local em que são utilizados muitos defensivos agrícolas, ela pode parar de produzir mel e, inclusive, acabar morrendo”, garante Acco.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário, deste sábado, 4 de março de 2017.