Escolas infantis da rede municipal abriram as portas na segunda-feira, com aulas em dois turnos

Uma mistura de euforia, ansiedade e responsabilidades marca o início das aulas da educação infantil da rede municipal em Bento Gonçalves, na segunda-feira, 8 de fevereiro. Cerca de 2.800 devem retornar ao longo desta semana, seguindo todos os protocolos de sanitização, nas 21 escolas infantis. As aulas estão divididas em dois turnos e não mais de forma integral.

Os pais são orientados a trocar os calçados das crianças e, ao adentrar à escola, é aferida a temperatura e passado o álcool em gel. A diretora da Recanto dos Beija-Flores, Letícia Milan, esclarece que apenas os responsáveis dos alunos do berçário II têm aceso interno à instituição. “Os demais são deixados no portão e fizemos a higienização”, complementa.

Cerca de 20 educandários retomaram as atividades em Bento Gonçalves. Foto: Franciele Zanon

No local, cerca de 30 crianças retornaram às atividades. O horário é reduzido e com 50% da capacidade máxima da sala de aula, sempre nos mesmos grupos para facilitar o rastreamento de contactantes, em caso de positivado.

Quase um ano sem aula

De máscara no rosto e de mãos dadas com o pai Jean Gabriel, o pequeno Henrique Gabriel, de três anos, se despede e entra na Escola Bom Pastor, onde é aluno. Jean conta que devido à um pequeno machucado e com a vinda da pandemia, o filho ficou quase um ano sem frequentar o educandário.

Ele relata que Henrique se adaptou bem e a instituição de ensino segue todas as medidas de segurança. “Este é o segundo ano dele na escola. Já estava com saudades. Fomos bem atendidos, de forma online. O Henrique fazia todas as atividades em casa”, elogia.

Henrique Gabriel vai acompanhado do pai à Escola Bom Pastor. Foto: Franciele Zanon

O Centro de Operações de Emergência em Saúde para a Educação (COE-Escola) segue com verificação dos protocolos de contingência para prevenção, monitoramento e controle da transmissão da Covid-19. “O Centro está passando em todas as escolas para ver se os regramentos estão sendo aplicados. Já temos a experiência positiva do ano passado”, ressalta a representante do Coe-E, Luciane Sberse.

Os regramentos observam o transporte escolar, refeitórios e salas de aula, e com distanciamento mínimo entre os alunos. O uso de máscara não é obrigatório para crianças de até seis anos. A higienização adequada é feita nos espaços e, no caso de temperatura igual ou superior a 37,8 graus, o estudante não pode entrar na escola e é orientado sobre o acompanhamento dos sintomas.

Rede privada

Alguns educandários particulares retornaram às aulas no início de janeiro. Como é o caso da Escola de Educação Infantil Descobrindo o Mundo, que abriu as portas no dia 4. A diretora Patrícia Andrade Colpo destaca que a adaptação está mais tranquila do que imaginava. “Os pais se sentem mais seguros, tanto que há muito mais crianças neste ano letivo do que no anterior. Não estamos com criança alguma em formato híbrido, todas estão presenciais”, afirma. A instituição atende 39 alunos, dos seis meses aos cinco anos.

Calendário escolar

  • Aulas dos ensinos Fundamental e Médio iniciam no próximo dia 22.