Das 45 unidades, 18 recebem pacientes com outras enfermidades; casos confirmados e suspeitos de infecção pelo novo coronavírus chegam a 45,5% do total

O número de pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), em razão de outras comorbidades, representa 54,5% do total de leitos disponíveis no Hospital Tacchini, em Bento Gonçalves. A informação foi atualizada no final da manhã desta quarta-feira, 14, pela Secretaria Estadual da Saúde (SES). Das 45 unidades, 18 recebem pessoas com outras doenças. Casos confirmados e suspeitos da covid-19 somam 45,5% do total, ou seja, 15 ocupações.

De acordo com os dados, nove pacientes tiveram confirmação para o novo coronavírus e outros seis seguem como suspeitos ou estão acometidos por outras Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG) e necessitaram de internação intensiva. Atualmente, a taxa de ocupação nesta área chega a 73,3% do total, com 33 leitos ocupados: 12 pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e 21 pelo plano particular. No domingo, 11, a taxa total chegou a ficar em alerta, quando alcançou a marca de 84,4% de ocupação na UTI.

Nos últimos três dias, o número começou a cair e, entre a terça-feira, 13 e hoje, até o fechamento desta matéria, a taxa de ocupação permanece estável.

Leitos clínicos seguem em situação tranquila

O número de pacientes internados em leitos clínicos apresenta situação tranquila, se comparados aos leitos de UTI. Até o momento, dos 42 espaços, apenas 11 estão ocupados, o que representa 26,2% do total. Os números seguem baixos desde o dia 30 de setembro.

De acordo com a SES, o número de respiradores utilizados no Hospital Tacchini também permanece dentro da taxa considerada normal. Dos 45 disponíveis na casa de saúde, 19 estão sendo utilizados, o que representa 42,2% de ocupação.