Em Bento, no ano passado foram atendidas 110 crianças vítimas de violência sexual pelo Conselho Tutelar

O dia 18 de maio marca uma data importante: a luta contra o abuso e a exploração sexual contra crianças e adolescentes. Desse modo, a campanha nacional “Maio Laranja” incentiva a realização de atividades para conscientizar, prevenir, orientar e combater esse tipo de violência.

Com o slogan “Faça Bonito – Proteja nossas crianças e adolescentes”, a iniciativa chama a sociedade para participar da causa. Em Bento Gonçalves, o Comitê Municipal de Enfrentamento de Todas as Formas de Violência contra Crianças e Adolescentes, instituído em 2018, é responsável por promover ações.

O grupo é formado pelas secretarias de Saúde, de Educação, de Esportes e Desenvolvimento Social e de Segurança, Brigada Militar, Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, Centro Revivi, 16ª Coordenadoria de Educação e Juizado da Infância e Juventude.

Conforme dados nacionais, a cada hora, três crianças são abusadas no Brasil. Cerca de 51% tem entre um a cinco anos de idade. Além disso, todos os anos, 500 mil crianças e adolescentes são explorados sexualmente no país e há informações que sugerem que somente 7,5% dos dados chegam a ser denunciados às autoridades, ou seja, estes números, na verdade, são muito maiores.

No município, os dados também são alarmantes. Em 2021, foram atendidas 110 crianças vítimas de violência sexual pelo Conselho Tutelar, o que representa 41% do número total de atendimentos. No Centro de Referência Materno Infantil (CRMI), 100 crianças e adolescentes foram encaminhados por violência sexual. No local, são oferecidos serviços de acolhimento com assistente social, atendimento médico e conforme a idade da vítima, acompanhamento psicológico.

Ação de conscientização na Via Del Vino

No dia 25 de maio, o Comitê promove uma ação orientativa na Via Del Vino, em dois horários, das 9h às 12h e das 13h às 16h. Na ocasião, serão entregues materiais informativos, como o gibi da Turma da Mônica sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, cartilha das violências, flyer e adesivo explicativo sobre os canais de denúncias.

De acordo com a integrante do Comitê e coordenadora dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), Graciele Nondillo, além da atividade programada, cada serviço, como escolas, SCFV’s e unidades de saúde, tem uma programação local ou no território que pertencem.

Importância da escuta especializada

Segundo Graciele, a escuta especializada é o procedimento de entrevista sobre situação de violência com criança ou adolescente perante órgão da rede de proteção, limitado o relato estritamente ao necessário para o cumprimento de sua finalidade. Portanto, qualquer profissional que atende crianças pode fazê-la. “No município criamos um formulário para a denúncia dos serviços. Este “Comunicado de Violência” é enviado para a DEAM e Conselho Tutelar para as providências necessárias”, aponta.

Canais de denúncia

A população em geral pode denunciar as situações de violência para o Disque 100, DEAM ou Conselho Tutelar.

Por que Maio Laranja?

Em 18 de maio de 1973, uma menina de oito anos de idade, chamada Araceli, foi sequestrada, drogada, violentada sexualmente e assassinada, em Vitória (ES). No ano de 1991, os três réus acusados de matar a menina foram absolvidos e o crime permanece impune até hoje.

A partir da mobilização de entidades, foi criado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual e Comercial de Crianças e Adolescentes. A data sugerida foi 18 de maio, dia do assassinato de Araceli que, em 2000, com a aprovação da Lei Federal 9.970/2000, tornou-se oficial em todo o território brasileiro. O símbolo da campanha é uma flor de cor laranja, remetendo aos aos desenhos da primeira infância, fazendo assim uma associação entre a fragilidade de uma flor com a de uma criança.