Secretário de Segurança de Bento Gonçalves expõe infrações mais comuns no dia a dia do município e ações para diminuí-las

O mês de maio representa algumas datas importantes para o brasileiro, a começar pelo dia das mães, que movimenta diversas famílias em todo o país. Nesse período, muitos viajam de carro ou moto para reencontrar parentes. Um momento feliz que pode se tornar trágico a partir de um descuido em uma rodovia, avenida ou rua. Para evitar esse tipo de incidente, em maio também é realizada uma série de campanhas para segurança no trânsito.

Para alertar os motoristas sobre os riscos e instruí-los para um melhor fluxo no trânsito, a Secretaria de Segurança Municipal de Bento Gonçalves (SEMSEG) já iniciou algumas atividades que focam em diminuir índices de acidentes na cidade. O secretário da pasta, tenente-coronel Paulo César de Carvalho, falou com o Semanário para ilustrar algumas infrações mais recorrentes na Capital Nacional do Vinho e as ações necessárias para coibir esses atos.

“Juntos salvamos vidas”

O Maio Amarelo é um mês marcado para a conscientização no trânsito desde 2011, quando a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou a Década de Ação para a Segurança no Trânsito. A proposta é justamente chamar a atenção das pessoas para o alto índice de acidentes, feridos e mortos nas vias do mundo inteiro. A cor é uma alusão a uma das três luzes encontradas em sinaleiras, ou semáforos, que indica atenção.

Esse decreto da ONU veio após uma sequência de elevações no número de falecimentos em decorrência do tema. Em um estudo, a organização projeta que para 2030, daqui oito anos, haverá 2,4 milhões de mortes em acidentes pelo planeta, um número que representa praticamente o dobro do que comumente encontramos hoje em dia.

Em Bento, a SEMSEG planejou as ações com o lema “Juntos salvamos vidas”, pois conforme explica o secretário, a melhor maneira de lidar com as infrações e riscos na circulação de veículos é a educação de cada indivíduo. Se todos tomam consciência de realizar uma pequena ação, o cenário geral do tráfego pode melhorar.

Próximas ações do Maio Amarelo:

  • Dia 14 – ação de conscientização, frente à prefeitura, com várias forças de segurança: DMT, GCM, PRF, BM, PRE e Sest Senat. Início às 9h;
  • Dia 16 – ação no colégio Aparecida, com alunos e professores, em frente à escola, com o objetivo de conscientizar;
  • Dia 17 – conscientização e prevenção de acidentes, feitas pelo DMT, às 9h30min, em local a definir;
  • Dia 19 – palestra de conscientização e acidentes de trânsito. Local: empresa Cinex, 230 colaboradores, sendo dois encontros pela manhã e dois à tarde;
  • Dia 20- conscientização e segurança no trânsito, DMT e Sest Senat. Local: Sest Senat
  • Dia 24- conscientização de trânsito, escola Mamãe Coruja. Local: Avenida São Roque, no período da manhã e tarde.
  • Nos dia 27 e 31, o local das ações de conscientização ainda não foram definidos.

O conhecimento para evitar o pior

O volume de automóveis na Capital Nacional do Vinho não é baixo, pois o último balanço do Departamento de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran) mostra que a frota veicular da cidade chegou a 90.752. Com esse alto fluxo de veículos, as chances de um incidente indesejado aumentam. Portanto, Carvalho sugere algo que é passado de forma didática para empresas de Bento, o transporte solidário. O ato consiste simplesmente em uma carona, que pode refletir diretamente na quantidade de carros nas ruas.

Instruções como essa, que educam e informam, são justamente o foco da campanha que a secretaria realiza por meio do Departamento Municipal de Trânsito (DMT). Os agentes costumam ir em escolas e empresas para fazer palestras que passam todo o tipo de informação e detalhes as pessoas. Neste mês, distribuição de folders e orientações serão feitas também nas ruas. “É curioso que ouvimos dos pais desses alunos, que quando eles vão pegar o celular e estão dirigindo, as crianças que receberam as palestras já chamam atenção na hora, dizendo que não se poder fazer aquilo”, comenta Carvalho.

Ainda de forma a instruir um bom comportamento no trânsito, o secretário afirma que pequenos gestos fazem grande diferença. Um exemplo disso é a revisão dos veículos, que vai desde a palheta do para-brisa, até os freios, a atenção ao volante, o não consumo de álcool antes de dirigir e não utilizar o celular enquanto dirige também. De acordo com ele, atitudes como essa já servem para, no futuro, se conservar uma ou mais vidas. “A nossa preocupação é que as pessoas não virem estatística, pois isso significa muita dor para outros, quando perdemos uma vida humana”, lamenta.

Acidentes e infrações de Bento Gonçalves

Por conta do DMT, a SEMSEG tem a disposição uma grande quantidade de dados referentes ao trânsito de Bento Gonçalves. Em entrevista, Carvalho elucidou algumas delas, para que os condutores possam justamente rever algumas atitudes. Os números são referentes a 1º de janeiro até 7 de maio deste ano.
Nesse período, a cidade registrou um total de 415 acidentes sem lesão corporal, ou seja, aquelas batidas entre veículos ou contra algum patrimônio público ou privado. Desse número, quase metade deles ocorreram à tarde, sendo 202 casos, representando 48,67%. Depois vem a parte da manhã, com 137 registros, 33%, e por fim à noite, com 76 batidas, 18,31%.

O dado mais específico aponta a faixa horária entre às 16h30min e 18h30min como a mais recorrente em acidentes de trânsito em Bento. Portanto, a hora de saída das pessoas do trabalho é onde mais se tem casos. “As pessoas saem de seus locais de serviço estressadas, muitas vezes, e com pressa. Por isso nós pedimos um pouquinho mais de atenção. Às vezes fica um pouco mais no trabalho, ao invés de ficar parado no trânsito e quando sai, vai tranquilo”, adverte.

Em relação às infrações mais comuns nas vias da Capital Nacional do Vinho, o secretário informa que atravessar o sinal vermelho vem liderando neste ano. Na sequência vem os vários tipos de uso do celular ao volante, nos quais ele alerta que interferem muito na reação das pessoas frente a alguma freada ou algo do gênero. Depois, o mais comum entre as contravenções é o condutor sem habilitação regular.
Para além desses registros, que são feitos pelos agentes do DMT ou da própria Guarda Civil Municipal (GCM), as operações da Balada Segura também têm vistoriado diversos motoristas. Ao todo, quatro já foram autuados por crime de embriaguez ao volante.

Autuações mais comuns em Bento:

1º – Passar com sinal vermelho
2º – Dirigir segurando o celular
3º – Dirigir manuseando o celular
4º – Dirigir telefonando com o celular
5º – Dirigir sem CNH
6º – Estacionar em local de carga e descarga
7º – Dirigir veículo sem licenciamento
8º – Dirigir sem cinto de segurança
9º – Não dar preferência ao pedestre

Câmeras para multar?

Ainda no mês de abril, uma nova resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) passou a permitir o uso de videomonitoramento para multar e autuar motoristas. Por conta disso, alguns grupos de mensagens de Bento Gonçalves começaram a circular uma falsa informação de que isso estaria sendo utilizado no município.

O secretário de Segurança, ao mencionar o caso, esclarece que isso está totalmente equivocado. As câmeras de videomonitoramento da cidade são utilizadas somente para a área de segurança pública e não para aplicar multas. Segundo ele, para que isso começasse a valer o poder público precisaria avisar e os postes com as câmeras precisariam possuir um aviso de que há a possibilidade de autuação através daquela tecnologia.

Carvalho ressalta que esse não é o foco da atual administração municipal e que os equipamentos não serão utilizados para esse fim. Portanto, condutores que já foram ou poderão ser multados, sofrerão a penalização a partir de um agente do DMT, GCM, da própria Brigada Militar ou Polícia Rodoviária Federal (PRF).