Professor de português, literatura e música, publicou inúmeros livros, entre eles, “História de Nova Prata”, “Memórias do Cotidiano”, “Reencontro”, “História de Veranópolis”, “Ricordi Taliani” e “O Vigor da Canção Popular Italiana no RS”

Com uma trajetória em meio aos livros e à música, o maestro e escritor Geraldo Farina, será um dos homenageados na 38ª edição da Feira do Livro de Bento Gonçalves. O anúncio foi feito na quarta-feira, 26, pela Comissão Organizadora do evento. Ele será o escritor homenageado.

Ao saber da escolha, Farina disse estar feliz e honrado pela homenagem. “Tentarei representar muito bem o município de Bento Gonçalves que me acolhe, acolhe a minha família, e aqui a gente realmente construiu a história de nossa família. Muito, muito honrado! Só tenho a agradecer”, disse, durante reunião que contou com a presença do prefeito Diogo Segabinazzi Siqueira, o Secretário de Cultura Evandro Soares, a Secretária de Educação Adriane Zorzi, o gerente do Sesc Jaques Fachineli, representantes da 16ª CRE, e a bibliotecária da Biblioteca Pública Castro Alves Paula Porto. Além dos familiares do homenageado.  

A 38ª Feira do Livro ocorre de 04 a 15 de outubro, na Via Del Vino, e é realizada pela Prefeitura de Bento Gonçalves, Secretarias de Cultura e Educação, Fundação Casa das Artes, Biblioteca Pública Castro Alves, Sistema Fecomércio RS – Sesc e 16ª Coordenadoria Regional de Educação.

Biografia de Geraldo Farina

Geraldo Farina nasceu Ibiariaias (RS) e é maestro e escritor. Aos dois anos, passa a residir em Nova Prata e com 12 anos ingressou no Seminário dos Padres Capuchinhos em Nova Prata, Ipê e Vila Flores. Regressou a Nova Prata e se casa com Leniz Sostizzo, em 1974. Da união, tem quatro filhos, Marcus, Diogo, Cassiano e Camila. 

É pós-graduado em Letras pela Universidade de Caxias do Sul, professor e pesquisador além de realizar diversos cursos de Regência Coral em Porto Alegre, Curitiba e São Paulo. Regeu em Bento Gonçalves os corais Vale dos Vinhedos, Caminhos de Pedra, Hospital Tacchini, entre outros. 

É autor dos livros “Histórias de Nova Prata”, lançado em 1986; “Memórias do cotidiano”, de 1987; “Reencontro”, de 1989; “Ricordi taliani”, de 1990; “Histórias de Veranópolis”, de 1992; “O vigor da canção popular italiana”, de 2015; “Caminhos de Pedra: 30 de história”, de 2023; “Família Prescendo: Uma história em construção”, no prelo, além de participar de antologias e edições conjuntas.

Foto: Arquivo Pessoal / Divulgação