Pelo menos dois representantes da 11ª Região Tradicionalista conquistaram o tão sonhado crachá no Entrevero Cultural de Peões do Rio Grande do Sul, realizado nos municípios de Entre-Ijuís e Santo Ângelo, entre os dias 18 e 20 de abril. O resultado foi divulgado na madrugada deste domingo, 21, durante fandango de encerramento do evento.

Luiz Ferrigo, bento-gonçalvense, representante do CTG Os Desgarrados, de Guaporé, alcançou o terceiro lugar na categoria peão (Adulto), demonstrando habilidade, dedicação e o espírito tradicionalista característico da região. Já Kauan Melo Zembruski, do CTG Querência do Prata, de Nova Prata, foi além, conquistando o título cobiçado de Guri Farroupilha do Rio Grande do Sul, ou seja, na categoria juvenil.

Para chegar ao tão sonhado prêmio, a caminhada dos participantes é longa. Inicia onde os participantes são selecionados dentro de suas respectivas regiões tradicionalistas. Após, eles seguem com a realização de projetos e atividades em suas regiões, que são apresentadas em relatórios na etapa estadual, que ocorre sempre no ano seguinte à escolha regional.

Na fase final, os peões, que são divididos nas categorias mirim, juvenil e adulta, realizam uma avaliação escrita abordando temas como a história do estado, o tradicionalismo e o folclore. Posteriormente, os candidatos demonstraram seus talentos artísticos, seja cantando, tocando um instrumento ou declamando, além de executarem danças gaúchas tradicionais e de salão.

No sábado, os participantes enfrentaram as provas campeiras, que incluíam atividades como encilhar, andar a cavalo, prova de rédeas, aparte e laço. Modalidades de galpão, como preparo de charque, churrasco, trança e chimarrão, também fizeram parte do desafio para escolher os novos representantes da juventude tradicionalista.

Histórico do Entrevero

O Entrevero teve sua origem no ano de 1988, sob o título de Concurso Troféu Farroupilha, sendo realizado pela primeira vez no ano seguinte, em suas três fases. Inicialmente, o evento era realizado em conjunto com o Concurso Estadual de Prendas, em 1989. A partir de 1991, passou a integrar a programação da Festa Campeira do Rio Grande do Sul (FECARS), até que, em 1992, ganhou um local próprio para sua realização, a cidade do Peão Farroupilha. Em 1995, foi introduzida a categoria juvenil, denominada Guri Farroupilha, e em 2012, a categoria mirim, o Piá Farroupilha.

Segundo o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), o concurso é fundamental na formação de personalidades e cidadãos comprometidos com os valores e tradições do tradicionalismo gaúcho, capacitando-os a fazer a diferença no mundo por meio de ações positivas.

O próximo evento que o MTG organiza é a escolha das prendas do Rio Grande do Sul, que acontecerá de 16 a 18 de maio, durante a 53ª Ciranda Cultural de Prendas, em Porto Alegre.

Confira os escolhidos nas três categorias

Piá

  • 1º Matheus Guiotto Vieira –  9ª RT – GF Chaleira Preta – Ijuí
  • 2º Pedro Barboza das Neves – 6ª RT – CCN Sentinela do Rio Grande – Rio Grande
  • 3º Enzo Gustavo Madalóz Romansin – 7ª RT – CTG Manoel Teixeira – Tapejara

Guri

  • 1º Kauan de Melo Zambruski – 11ª RT – CTG Querência do Prata – Nova Prata
  • 2º Arthur Portella Martins – 17ª RT – 35 CTG – Palmeira das Missões
  • 3º Henrique Gehres Moraes – 1ª RT – CTG Aldeia dos Anjos – Gravataí

Peão

  • 1º Matheus da Cunha Goggia Neves – 13ª RT – DTG Noel Guarani – Santa Maria
  • 2º Thiago Rodrigues Miranda – 6ª RT – CCN Sentinela do Rio Grande – Rio Grande
  • 3º Luiz Cassol Ferrigo – 11ª RT –  CTG Os Desgarrados – Guaporé

Foto: Laura Tedesco Bressan