“Tudo que entra em sua vida é você quem atrai, por meio das imagens que mantém em sua mente. É o que você está pensando. Você atrai para si o que estiver passando em sua mente. Eu cuido dos meus pensamentos, palavras e atos”

Determinação, trabalho e conhecimento são as palavras que definem a Arquiteta e Urbanista Luciana Elisabeth Stefani Fetter. “Sou uma pessoa de bem com a vida, que busca o melhor em todos os sentidos”, define-se. A profissional iniciou na UFRGS sua graduação aos 17 anos e não parou por aí. Ao término da faculdade ela já ingressou na pós-graduação em Design de Móveis. Em Bento Gonçalves ela atuou em escritório próprio e, também fez parte do IPURB, onde desenvolveu projetos de praças, equipamentos urbanos, centros comerciais, farmácias, bares e pubs, entre outros.

Durante sua trajetória, Luciana morou um período em Recife. Lá, ela tornou-se empresária, abrindo uma distribuidora de móveis, revendendo para hotéis, bares e restaurantes. Mas sua profissão como arquiteta continuou e logo, devido ao trabalho, retornou ao Sul e, desde de abril, está de volta a sua terra natal, Bento Gonçalves. “Me encantei novamente por esta cidade. Está cheia de opções, com um foco muito forte no turismo e espero poder contribuir para um desenvolvimento cada vez maior”, comenta.

Filha de Lucinda Teresinha Stefani Fetter e Alcides Fetter, Luciana explica que a família é o local onde são transmitidos valores morais e sociais, bem como os costumes e tradições perpetuados através das gerações. “Eles são a base de tudo em nossas vidas, moldam o nosso caráter, é de onde recebemos amor, apoio e compreensão”, garante.
Ela se considera uma pessoa destemida. “Enfrento os desafios que a vida apresenta e uso as situações como inspiração para seguir em frente”, afirma. Falando em inspiração, ela ainda cita o trabalho como umas das maiores fontes. “É minha profissão que me estimula a crescer, querer sempre buscar mais conhecimento e novos desafios”, pondera.

Para finalizar, Luciana fala sobre fé. “A fé é a virtude que me traz paz de espírito, trazendo-me paciência e aceitação para passar pelas atribulações da vida”, assegura.

Foto: André Pellizzari