Todo jovem atleta tem o sonho de treinar e jogar com os melhores do mundo da sua modalidade. Receber patrocínio que permita a atuação como jogador profissional é um desejo ainda maior. Esse sonho é realizado diariamente pelo jovem Lucas Bergamini, de apenas 19 anos de idade. O bento-gonçalvense está na Europa para as disputas das etapas do circuito do World Padel Tour (WPT).

A ida de Lucas Bergamini para a Espanha aconteceu por duas frentes essenciais. A primeira foi a participação na etapa de Barcelona do circuito de Masters (o que possui os melhores jogadores de pádel do mundo). A classificação surgiu após a vitória da Fabrice Pastor Cup, em março, em Bento Gonçalves. A classificação levou Lucas e o seu irmão, Juliano Bergamini, a participação do torneio em Barcelona.

O segundo motivo foi o convite do chará, Lucas Campagnolo, que já atuava nos torneios de pádel pela Europa. De acordo com Bergamini, o fato de ter que fazer uma viagem para a Espanha de qualquer forma, facilitou para tomasse a decisão de se mudar provisoriamente para o país. “Sem dúvidas a Fabrice Pastor Cup impulsionou a permanência mais longa, já que eu teria que vir para cá de qualquer modo. Aí decidi de última hora ir para a Espanha antes para jogar mais torneios”, explica o atleta que está desde março em território espanhol.

A World Padel Tour divide os torneios entre Master e Challenger. No primeiro, todos atletas do mundo podem participar. Já no Challenger, a ideia é que os melhores do mundo deixem de atuar, para dar maior rodagem e experiência para os jogadores com menores pontuações no ranking. E esse é o foco de Lucas Bergamini.

O começo da nova fase

Já na primeira participação no circuito Challenger do WPT, em Santander, Lucas Bergamini e sua dupla Lucas Campagnolo, seu incentivador, passaram pelas fases pré previa, prévia e entraram no quadro principal, com os melhores da competição. Segundo Bergamini, os resultados ajudaram a alimentar o sonho de seguir na batalha pela profissionalização no esporte. “No começo tivemos boas surpresas, ótimas participações, e isso serviu de motivação. E nos mostrou que é possível chegar longe, temos capacidade para isso”, explica.

Desde então, disputou diversas etapas do WPT. Para poder realizar essas participações, Lucas Bergamini recebe patrocínio de empresas de Bento Gonçalves e também da Espanha. De acordo com ele, mesmo com essa verba, não está sendo fácil a manutenção da moradia na Espanha. “Mesmo com os patrocínios é complicado. São diversos custos, quase sempre altos, para pagar moradia, treinos, viagens e tudo mais. Ainda mais quando se trata de Euro, a moeda local”, afirma o bento-gonçalvense.

Agora fazendo dupla com o espanhol Antonio Fernández Cano, Bergamini aproveita o que a Espanha e o seu forte pádel podem oferecer. Segundo ele, a Espanha é o local que reúne os melhores circuitos do esporte no mundo e também onde treina e vive boa parte dos melhores jogadores, o que potencializa a qualidade de seus treinamentos. “Para um atleta, não existe outro lugar em que eu possa viver o que vivo aqui. Torneios, treinamento e estrutura. Aqui é realmente perfeito para um atleta de pádel”, exalta.

Os próximos desafios para Bergamini e Cano provavelmente serão em Cabrera de Mar, na Catalunha. O planejamento do bento-gonçalvense é disputar, até o fim do ano, 23 provas do circuito do World Padel Tour. Bergamini pretende ficar em solo europeu para treinamentos e competições até o dia 25 de novembro.