Uma pesquisa realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Bento Gonçalves aponta uma expectativa de crescimento entre 6% e 20% nas vendas do comércio no Dia das Mães. O Jornal Semanário conversou com dois gerentes, que estimam um acréscimo de 10%.

Segundo pesquisa da CDL, 80% dos entrevistados acreditam que deve haver um incremento no comércio de itens nesta semana. Além disso, 51% dos entrevistados pretende ou já tem ações programadas para incrementar as vendas, seja por meio de campanhas de marketing ou de relacionamento com os clientes.

Para o presidente da entidade, Marcos Carbone, o preço baixo ainda tem sido fator decisivo no momento da compra. “Toda a série de eventos políticos e econômicos que ocorreram no país interferiram nos hábitos de consumo do brasileiro, que ficou mais cauteloso”, frisa.

Por isso, Carbone recomenda que os comerciantes invistam em alternativas criativas para atingir os resultados almejados. “Esse é o momento de investir em ações de relacionamento, promoções, mix, vitrine e atendimento para, depois, comemorar as boas vendas”, aconselha.

Dos lojistas que responderam a pesquisa da CDL, 51% pretende ou já tem alguma ação programada para incentivar o consumo. Inclusive, uma loja optou pela campanha de marketing interno, com prêmios para os vendedores que superarem as metas estipuladas para a data.

Aumento de 10% com otimismo

Enquanto a gerente de uma tradicional loja de calçados do centro de Bento Gonçalves, Fátima Paliarini, contava sobre suas metas neste Dia das Mães, pelo menos três pares de botas foram vendidos. “A expectativa está muito boa, maravilhosa”, comenta.

A loja tem realizado aproximadamente 400 vendas por dia e espera um incremento de 10%, apesar das dificuldades econômicas. “Para nós ficando dentro do percentual do ano passado está bom, mas acredito que vai ter aumento”, observa. O otimismo de Fátima também está relacionado com o fato de o Dia das Mães ser no domingo, dia 14, enquanto no ano passado a data caiu no dia 9. “Temos mais uma semana para vender”, comemora.

A expectativa do gerente Paulo Menezes também é de um aumento de 10%. Ele conta que itens como blusas de tricô, casacos de lã e bolsas estão sendo bastante procurados. “Desde o inicio do mês já trabalhamos com aumento”, comenta.

Na interpretação de Menezes, os resultados positivos demonstram que o Brasil está saindo de um período de recessão, uma vez que as pessoas voltaram a comprar. “O pessoal está voltando a consumir, isso é muito bom”, observa.