O ticket médio de compra, na Capital do Vinho, está estimado em R$ 162,27. A data deve gerar vendas de R$ 1,8 bilhão no varejo brasileiro

Mais uma data aguardada pelos comerciantes está chegando: o Dia dos Namorados. O principal objetivo dos lojistas, neste período, é recuperar os prejuízos financeiros causados pelos momentos de portas fechadas.
O presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Bento Gonçalves (CDL-BG), Marcos Carbone, afirma que a data deve gerar vendas de R$ 1,8 bilhão no varejo brasileiro em 2021, crescimento de 29,4% sobre a mesma data no ano passado, de acordo com projeção divulgada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). “As vendas no período devem registrar um patamar 4% menor do que em 2019, em que teve R$ 1,87 bilhão”, explica.

Carbone destaca que em Bento Gonçalves o comportamento será semelhante ao restante do país. “O comércio está otimista com relação às vendas neste ano, porém temos evitado o comparativo numérico de desempenho, uma vez que o cenário de 2020 foi de extrema atipicidade: com a pandemia em um momento crítico e severas restrições de funcionamento. O impacto negativo dessa situação sobre as vendas foi muito forte. Por isso, mesmo que haja crescimento nas vendas em 2021 – e ele deverá ocorrer – esse aumento não recupera as perdas acumuladas pelo comércio ao longo do último ano e nem recoloca o setor no mesmo patamar de antes”, ressalta.

A CDL-BG tem buscado sensibilizar os munícipes a realizarem suas compras no comércio local, por meio da campanha ‘Abrace Bento’. A ideia é incentivar os estabelecimentos a se recuperarem. “Com as normas vigentes, que permitem o funcionamento das lojas de forma mais próxima ao normal, acredita-se que as vendas no varejo físico serão maiores. Tradicionalmente, os segmentos do vestuário, perfumaria, cosméticos e joias são os que melhor performam nessa data. O ticket médio, em âmbito nacional, está estimado em R$ 200”, sublinha.

2020 não é referência para vendas

O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Bento Gonçalves (Sindilojas-BG), Daniel Amadio, salienta que não existe uma estimativa sobre quanto o comércio do município deve movimentar até o dia 12. “A expectativa é muito boa, esperando que superem as vendas de 2020. Isso é difícil, porém, de saber, pois passado um ano da pandemia, o número de pessoas que teve sua renda reduzida aumentou, chegando a 57% na pesquisa. Esta é uma informação apontada pela pesquisa feita pela Fecomércio-RS, que estima que 54,5% dos casais pretendem comprar presentes”, expõe.

Por conta do início da pandemia e as inseguranças que o momento trouxe, além das restrições que o comércio enfrentou diante dos protocolos de segurança, as vendas do ano passado ficaram abaixo do esperado. “Em razão disso, não podemos tomar 2020 como referência”, reconhece Amadio.

O presidente do Sindilojas ainda afirma que a expectativa dos comerciantes, contudo, é muito boa. “Os lojistas, podendo manter as lojas abertas, é uma injeção de ânimo se comparado ao período que elas foram obrigadas a permanecer fechadas. Loja fechada é sinal de falta de receita, o que inviabiliza a sustentabilidade dos negócios. De porta aberta, mesmo que com redução nas vendas, existe faturamento. Trabalhando de forma restrita, com cuidados, protocolos respeitados, é possível sobreviver em meio a tantas dificuldades”, enfatiza.

Na Capital do Vinho, entretanto, o valor médio que o consumidor deve gastar muda um pouco. “A pesquisa mostra que o gasto médio, por pessoa, em 2021, deverá ser de R$ 162,27 sendo que os homens deverão apresentar um gasto médio de R$ 186,80, enquanto as mulheres gastarão R$ 133,81”, explica Amadio.

Vendas on-line

Para Amadio, o comportamento do consumidor mudou, motivado principalmente pela pandemia, e as vendas on-line estão crescendo. “A pesquisa mostra, entretanto, que 49% ainda optam por compras nas lojas do Centro, 24% por shopping centers e 17% pela Internet. Este percentual, porém, vem aumentando. O Sindilojas Regional Bento, diante da pandemia, muniu seus associados de muita informação para mostrar como é possível usar ferramentas como WhatsApp, Instagram e Facebook para vender. Essa adaptação ainda está acontecendo e é bem recebida pois estimula o relacionamento direto com o cliente”, conclui.

Expectativa dos comerciantes

Para a proprietária da loja Ponto Ótico Cecília Durli, a expectativa é boa. “Apesar do momento em que estamos, acreditamos que o amor tomará conta dessa data, fazendo com que os apaixonados surpreendam nas escolhas”, expõe.

Se comparado ao ano passado, a expectativa é de aumento nas vendas. “Este ano aumentamos os descontos e procuramos adquirir mais opções de presente. Aumentamos nossa gama em marca de óculos de sol, pois é o nosso carro chefe na opção de presentear”, relata.

Segundo a proprietária da loja Jamar Cia do Esporte, Lúcia Moro, a perspectiva é sempre poder vender mais. “As pessoas, com tudo isso acontecendo, passaram a valorizar mais a quem está ao seu lado”, frisa.

Os itens mais vendidos, possivelmente vão ser bicicletas. “Está em alta, tanto do lado feminino quanto masculino a troca de presentes. Até roupa adequada para andar, além de capacetes, luvas e acessórios, que também fazem parte do pacote”, salienta.