A última grande precipitação pluviométrica de 2016 causou danos à cidade de Bento Gonçalves. Um dos locais mais afetados pelas chuvas foi a gruta da linha Pedro Salgado, que teve uma de suas ruas danificadas em decorrência de um deslizamento no asfalto, tornando perigoso o tráfego de carros, motos e caminhões.

Os moradores da localidade estão desde outubro aguardando uma resolução do problema, pois com a chuvarada foram arrastados muitos detritos para os terrenos das moradias próximas.

Uma das residencias atingidas foi a da moradora Solange Menegotto. Conforme informações da residente, o córrego que passa atrás de sua propriedade transbordou e quase invadiu a casa, porém, acabou danificou parte do terreno. Após o temporal, teve que recuperar muita coisa prejudicada pela forte chuva. A moradora disse que cobrou uma posição da Prefeitura, entretanto, a resposta foi negativa, dizendo que não vai se envolver no caso.

Itamar Mecca, dono de uma empresa da região relata que em decorrência do desmoronamento, está com dificuldades em receber matéria prima porque as transportadoras estão receosas em trafegar pela via em que ocorreu o deslizamento, fazendo o percurso aumentar em quatro quilômetros, além do mais a via pela qual os caminhões transitam é muito estreita, impossibilitando, muitas vezes, a chegada até a fábrica. Itamar comenta que entrou em contato com a Secretaria de Viação e Obras Públicas (SMVOP), que prontamente atendeu ao chamado e realizou uma escavação, depositando a terra no terreno da empresa, prometendo continuar com as obras em quatro dias. Todavia, relata o empresário, as obras estão paradas há cinco meses. Itamar informa, ainda, que em decorrência do deslizamento, um acidente grave já ocorreu, entre uma camioneta, que desviava do buraco, e uma moto que subia a rua. Segundo o empresário alguns vereadores já estiveram no local verificando o problema, porém, nenhum conseguiu dar as devidas soluções.

A SMVOP, por meio do Secretário de obras, Jairo Alberici, informou que a linha Pedro Salgado é uma das pautas da Secretaria. Segundo, ele há um estudo em aberto, que está avaliando os locais que possuem locais mais complicados. Todavia, Jairo Alberici não define uma data para conclusão do trabalho, completa dizendo “Assim que der, arrumaremos a rua” .

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário deste sábado, 1º