Líder sindical e vereador morreu aos 64 anos, de infarto, enquanto passava suas férias no litoral gaúcho

Para os amigos e familiares, por trás daquele semblante sério e comprometido com as causas sindicais, políticas e sociais, Élvio Atzler de Lima escondia-se um contador de piadas, brincalhão, gaúcho nato e grande pescador.

Conheci Élvio de Lima em meados de 1994, eu já participando da atividade sindical juntamente com Nelson Menegotto, então presidente do Sindicato Metalúrgico de Bento Gonçalves. Menegotto concorria à reeleição como Presidente da entidade sendo, nesse pleito, Élvio candidato ao cargo de vice, em sua primeira participação como dirigente sindical. A partir daí, teve um crescimento de grande destaque no movimento. Em 1997, Élvio foi eleito presidente do STIMMME e demonstrou talento para liderar os trabalhadores da categoria metalúrgica. Posteriormente, em 2006, alcançou a presidência da FETRAMEIAG/RS onde, representando cerca de 45 mil trabalhadores da base territorial da Federação, fui testemunha, como vice-presidente, do seu desempenho na defesa dos direitos e das conquistas dos trabalhadores. Além de companheiro no movimento sindical, perdi hoje um amigo de longa data e meu conterrâneo.

Julio Helton Medeiros da Silva
Presidente do Sindicato Metalúrgico de Santiago e Região e Vice-Presidente da FETRAMEIAG/RS

Este é um momento muito difícil. Élvio sempre ajudou todo mundo. Era muito íntegro, honesto, trabalhador, dedicado. Amava o que fazia. Era uma pessoa exemplar, um grande amigo. Podíamos contar com ele sempre. Era um companheirão cheio de vida, pensava positivo, para frente. Queria fazer sempre o bem. Foi uma grande perda.

Denis Brown
Diretor de Divulgação Política e Sindical do STIMMME

Com pesar recebemos a notícia do falecimento do vereador Elvio de Lima. Consternados nos solidarizamos com familiares, amigos e todos que tiveram a oportunidade de conviver com ele. A carreira de Elvio foi marcada pelo trabalho junto às pessoas e atuação em busca de benefícios coletivos. Foi presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Vereador e atuante junto à sociedade. De forma pessoal, me solidarizo à família pela perda deste grande amigo, desta pessoa sensível e preocupada com Bento Gonçalves e sempre parceiro no entendimento daquilo que era mais adequado para a cidade.

Guilherme Pasin
Prefeito de Bento Gonçalves

Eu e o companheiro Élvio tivemos, por muito tempo, contatos profissionais sindicais e nosso relacionamento sempre foi dos melhores. Mesmo nos momentos que surgiam divergências, sempre se encontrava um parâmetro como saída, como solução. Ele era uma pessoa digna, correta e preservava isso. Teve sempre bom exemplo como cidadão e era um líder sindical preocupado com sua categoria e com outros trabalhadores. Sentimos pela sua passagem prematura.

Ivo Vailatti
Presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sitracom BG)

Falar do Élvio num momento como este é bastante difícil, pois perdemos o nosso amigo, um grande líder sindical local, estadual e nacional. Grande companheiro, amigo, alegre, brincalhão, de bem com a vida, uma pessoa extraordinária, sensacional. Recentemente ele fez história dentro do nosso Sindicato, tendo presidido nosso pleito eleitoral. É um vazio que vai ficar para a sociedade, para os trabalhadores do setor metalúrgico. Vai fazer muita falta, certamente, pois era um líder sindical admirável, incansável dentro de sua categoria. Ainda representava uma parcela da sociedade como vereador, onde fez um excelente trabalho, buscando a melhoria da qualidade de vida das pessoas que vivem em Bento Gonçalves. Nunca mediu esforços pela união dos sindicatos, independentemente das nossas bandeiras de luta. Sempre procurou estar de bem com todos os dirigentes sindicais. Meu coração hoje está em lágrimas. Vou sentir muita falta da pessoa que ele foi.

Orildes Lottici
Presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Bento Gonçalves (SEC-BG)

Falar do Élvio é algo que me deixa muito emocionado, principalmente por estar sempre envolvido nas nossas negociações, na defesa dos interesses dos trabalhadores, da categoria. Sempre foi uma pessoa muito convicta, muito próspera. Sempre quis ver as empresas mais fortes, mais empregos, mais renda. Era uma pessoa muito dedicada, muito capaz, um amigo fiel, atuante, participante. Enquanto vereador, defendia seus objetivos, suas crenças. Sempre buscou relações de progresso, de desenvolvimento, de bem estar. O que tenho a dizer, com certeza é que esta é uma perda irreparável. Ficamos muito tristes, porque perdemos alguém que pensava e produzia de forma diferente. Perdemos suas piadas, suas brincadeiras, suas façanhas enquanto cozinheiro. Perdemos uma pessoa de muitas virtudes e capacidade sem igual de entender as diferenças, independentemente das situações. Que possamos continuar o seu legado, em busca do melhor para todos.

Juarez José Piva
Presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Bento Gonçalves (SIMMME)

Como líder sindical, Élvio era atuante nas bases da Federação, ajudando muito os sindicatos filiados. Quando tínhamos dificuldades, ele não media esforços e sempre estava presente para ajudar, não só na categoria, como metalúrgico, mas como ser humano. Como amigo, o Élvio sempre estava disposto a rir, contar piadas e contagiava a todos com sua humildade. A cada lugar que íamos, quando viajávamos, fazia novos amigos. É uma perda irreparável.

Arnaldo Woicichoski
Diretor Financeiro na FETRAMEIAG/RS

O colega Élvio de Lima era único. Seu jeito de falar, ouvir, intermediar e legislar era excepcional. Seu posicionamento era firme, mas recheado de argumentação que até o opositor respeitava, pois notava-se pureza na decisão. Sua atuação sindicalista também era invejável. Enfim, todos perdemos: perde o Legislativo, o trabalhador, a sociedade! Que o legado de sua bela trajetória marcada por respeito ao próximo e luta pelos ideais continue nos inspirando! Peço a Deus que conforte o coração dos familiares e amigos neste momento difícil de perda e dor.

Rafael Pasqualotto
Presidente da Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves

A notícia do falecimento do colega Élvio de Lima nos entristece. É uma perda prematura de uma liderança que deixará uma lacuna na sociedade de Bento Gonçalves. O sindicalismo perde muito. Perde o poder conciliador, pois ele era um grande articulador, atuante na defesa de todos os trabalhadores, não somente da classe metalúrgica, que ele representava. Na política perdemos também uma grande liderança, que defendia os interesses da sociedade. Vai nos deixar um legado de simplicidade, de caráter e de uma constante busca de conciliação.

Agostinho Petroli
Vereador do MDB de Bento Gonçalves

A morte do Élvio foi uma notícia muito triste, que nos pegou de surpresa. Minutos antes eu tinha olhado o grupo (do Whatsapp) no qual ele tinha feito uma postagem às 13h45min. Logo após, recebi a notícia de seu falecimento. É difícil acreditar. Conheci o Élvio já no meio político. Um grande companheiro, com quem eu dividia a bancada na Câmara, inclusive. Uma pessoa com a qual aprendi muito, dono de um senso de humor incrível, com uma intensa história de vida, da qual ele gostava muito de falar. Tinha um grande caráter, era um homem de palavra, extremamente respeitado. O MDB perdeu muito, assim como a comunidade de Bento Gonçalves. Que Deus ilumine os familiares nesse momento difícil. Lamentamos profundamente a inesperada perda.

Idasir dos Santos
Presidente do MDB Bento Gonçalves e Vereador

É um momento de dor, muito difícil. Eu era mais amigo do que advogado do Sindicato, onde trabalhei desde 1990. Existia uma franqueza muito grande entre nós. Ele teve uma trajetória muito importante e, nos primeiros dias na entidade, ele sentiu muita dificuldade, a ponto de querer desistir e voltar para a fábrica de onde saiu. Mas a capacidade era tão grande, que ele seguiu em frente. Deixou um legado na área do sindicalismo, buscando resultados acima de tudo, com uma posição muito firme quando precisava. Mas os momentos alegres são os que ficam. A esperança é que possamos retribuir tudo que ele fez.

Alcindo Gabrielli
Ex-prefeito, colega de partido e amigo