Diagnóstico foi feito para as 34 cidades que integram a região metropolitana de Porto Alegre e outras 16 que tem índice grande em acidentes de trânsito

Na tarde desta terça-feira, 21, o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, através do Detran RS, divulgou um diagnóstico que visa subsidiar as prefeituras para que elas atuem com mais precisão nos problemas específicos de cada localidade. Pela primeira vez, esse estudo adiciona os acidentes relacionados a lesão corporal e danos materiais.

O estudo utilizou informações relacionadas ao trânsito em 34 municípios que representam a Região Metropolitana de Porto Alegre e mais 16 que se destacam de forma negativa em ter muitos casos de acidentes.

Essa amostra total de cidades representa 63% da frota registrada no Estado e concentra 51,8% dos acidentes fatais de 2010 a 2019. Os municípios que não estiverem no diagnóstico podem solicitar ao DetranRS e à Secretaria Estadual de Saúde, a inclusão no programa Vida no Trânsito.

Alguns incidentes específicos de cada localidade:  A cidade de Caxias do Sul registra muitas colisões de veículos com objetos fixos. Gravataí tem a maioria dos acidentes em rodovias. Pelotas se destaca pelos acidentes com motociclistas, especialmente jovens. Em Rio Grande, o maior problema são os acidentes com pedestres idosos. Em Novo Hamburgo, os acidentes em vias municipais ocorrem mais à noite.