O empresário Lênio Zanesco foi homenageado pela Câmara Municipal de Bento Gonçalves com o título de cidadão bento-gonçalvense nessa quinta-feira, 5 de abril, em Sessão Solene, às 18h. A homenagem foi proposta pelo vereador Anderson Zanella (PSD) e recebeu o apoio de todos os demais parlamentares da Câmara.

Para Zanesco, receber a honraria é motivo de orgulho. “Fico honrado em receber tal homenagem, pois Bento me acolheu de uma maneira que me faltam palavras para descrever. Tudo o que fiz foi pensando no bem de todos”, afirma.

O homenageado

Lênio Zanesco, nasceu no dia 02 de novembro de 1941, na cidade de Ipira — Concórdia — Santa Catarina. Filho de Maximino e Marcolina Giordani Zanesco e mais sete irmãos. O Pai professor e a mãe do lar, cuidaram da prole que cresceu em meio a natureza da vida interiorana, com toda liberdade e responsabilidade. Já aos 5 anos de idade Lênio, acompanhava o pai em seu segundo trabalho que era conduzir a barca na travessia dos rios, onde o Rio das Antas com o Rio Carreiro formava o Taquari. Este era o momento de satisfação do seu dia, pequenino se achava grande na função de barqueiro ao lado do pai. Os irmãos dividiam-se em ajudar a mãe na colônia com a plantação e com os bichos que criavam em casa.

Assim se passaram cerca de 10 anos, quando a família Zanesco alugou o alambique em São Jerônimo, na costa do Rio Carreiro, em plena adolescência Lênio, que gostava de jogar bola e o fazia com maestria na posição de goleiro, já possuía o apelido de “Barqueiro”, mas a barca em 1960, ficou na memória com a construção da ponte que passou a fazer o trabalho que por muitos anos foi dos “Zanesco”. Aos 16 anos foi estudar como interno no Colégio Marista de Guaporé, e ao lado de 145 colegas internos passou dois anos de sua vida, o segundo ano, graças a uma carta que de próprio punho escreveu ao então Governador do RS, Sr. Leonel Brizola. Na carta Lênio descrevia em detalhes suas dificuldades e o quanto entendia ser merecedor de uma bolsa integral de estudos por mais um ano para que pudesse concluir o período antes de ingressar no serviço militar. A resposta da carta chegou, e seu pedido foi atendido. O próprio governador autorizou sua bolsa de estudos. Chegaram os 18 anos e o serviço militar que foi prestado na cidade de Cruz Alta no 17° RI, com o registro número 1453.

Na época também atuava como goleiro no Clube Guarani de Cruz Alta. Mas fora o quartel, a região não lhe parecia atraente, quando direcionava seu pensamento ao desenvolvimento econômico, por isso escolheu a próspera região da Serra Gaúcha para fixar residência em 1961.

Bento Gonçalves foi a cidade escolhida, o “Barqueiro” arrumou o primeiro emprego, na Ferragens Planalto, atendente de balcão, e assim descobriu sua veia de comerciante, vendedor. Sem deixar de lado o futebol, vestiu as camisas do Humaitá e do Botafogo. No Clube Esportivo atuou na Diretoria como Presidente em 1976 quando o time estava na 2′ divisão, oportunidade em que a equipe subiu para a 1′ divisão e ganhou o Campeonato do Interior. Já em 1983 quando esteve na Presidência do Clube pela segunda vez conquistaram a Copa Governador daquele ano. Presidiu a Fundação Clube Esportivo por 8 anos, e foram outras tantas vezes na vice-presidência e na diretoria, inclusive, ainda hoje integra de forma atuante o Conselho do Alviazul. Em 1968 casou-se com Neusa Camerini Zanesco. Agora, estava formada a base de que precisava para seguir a sua vida com plenitude.

O grande desafio de sua vida iniciou nos anos 70 quando recebeu a proposta de assumir como sócio na COMABE — Comércio e Representações de Máquinas Bento Gonçalves Ltda. Desafio este, que ainda é vencido a cada ano, com muito trabalho e seriedade, oferecendo a comunidade as novidades e tecnologias para os escritórios. E as coisas sempre foram acontecendo junto, enquanto a empresa se estabelecia, chegavam os herdeiros. Sua amada esposa lhe deu 3 filhos: Juliano, Jordano e Caroline. Com o passar dos anos chegou a neta para o Avô conhecer em Manuela Canteli Zanesco, um amor incondicional. Sempre a frente do seu tempo, Lênio Zanesco é um empresário modelo, pois sabe analisar o mercado e se posicionar frente as adversidades que este nosso país apresenta na economia.

Atento aos detalhes de uma boa administração, ele segue a frente da Diretoria da Comabe que hoje conta com 80 funcionários e atende clientes em todo Brasil. Bento Gonçalves o recebeu de braços abertos e para retribuir a receptividade o “Barqueiro” Lênio sempre foi muito presente na sociedade onde há mais de 55 anos participa de forma voluntária de entidades e associações como Presidente e Conselheiro, entre elas: Centro de Indústria e Comércio (CIC-BG), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-BG), Sindilojas, Hospital Tacchini e Clube Esportivo.