O governador do RS, Eduardo Leite, esteve nesta quarta-feira, 5 de fevereiro, em Caxias do Sul, cumprindo uma série de compromissos, entre eles, a palestra na Câmara de Indústria e Comércio (CIC) da cidade. Durante o encontro, em forma de reunião-almoço, o mandatário estadual apresentou os resultados do primeiro ano de mandato e garantiu que o Rio Grande do Sul voltará a crescer em breve, após aprovação das reformas estruturais na Assembleia Legislativa.

A palestra que reuniu lideranças políticas e empresariais teve como tema ‘Desafios e oportunidades para o RS”. No espaço, Leite afirmou que sua gestão está focada na competitividade. O governador pontuou que a vocação do estado para o trabalho deve ser o mecanismo chave para que o estado volte a competir com outras unidades da federação de maneira igualitária. “Temos de trabalhar para recuperar o tempo perdido e, aqui, temos o povo gaúcho, que já sabe empreender. Precisamos dar mais espaço para esse empreendedorismo, e a resposta virá”, garantiu.

Entre os pontos que deverão ser trabalhados pela gestão, afim de garantir competitividade do estado é a redução dos custos logísticos, tributários e a questão da infraestrutura, bem como a diminuição dos processos burocráticos que acabam travando e atrasando o desenvolvimento. Durante sua explanação, o governador apresentou números de investimentos realizados através de programas criados pela equipe de governo, entre eles, o programa RS Parcerias, que possibilitou a aplicação de R$ 300 milhões em estradas, a privatização de três estatais, os programas Descomplica RS, RS Digital e RS Sustentável, o novo Código Ambiental, a Receita 2030 e a reforma estrutural da máquina pública como algumas das ações tomadas pela gestão para buscar o ajuste fiscal e para retomar o desenvolvimento econômico do Estado e o programa RS Seguro procura deixar a população mais segura, com investimento em prevenção, combate ao crime e inteligência.

Reforma tributária e isenções fiscais também pautaram a palestra

Além da prestação de contas do trabalho realizado no primeiro ano de mandato, Leite falou que a reforma tributária, que já está em discussão no Congresso e a revisão das isenções fiscais são os próximos desafios a serem enfrentados. Segundo o chefe do Executivo estadual, as reformas aprovadas na Assembleia serão de grande ajuda, mas não serão a única solução para melhorar a situação financeira do estado. “Precisamos contar com o apoio e os investimentos da iniciativa privada e, por isso, estamos trabalhando para tornar o ambiente de negócios mais atraente no RS”, reforça.

Demandas regionais foram entregues à Leite

Visando a busca de investimentos para a região da Serra Gaúcha, o presidente da CIC-Caxias, Ivanir Gasparin, entregou ao governador uma lista de demandas, consideradas urgentes, para o desenvolvimento local, entre elas, obras de infraestrutura, tais como, a duplicação da ERS-122 e a construção do novo aeroporto regional da Serra Gaúcha. Gasparin parabenizou o governador pela aprovação dos sete projetos enviados à Assembleia. “Graças à coragem e à determinação do governador, conseguimos, com apoio dos deputados, derrubar esse tabu. Nossos representantes pensaram na próxima geração”, destacou.

Fotos: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini/Divulgação e Julio Soares/Objetiva/Divulgação