A depilação definitiva é um tema bastante discutido atualmente. Quando se pensa nas técnicas disponíveis devemos considerar que nenhum método pode exterminar os pelos por completo. Sabe-se que pode haver uma diminuição de até 80% do total dos pelos, ocorrendo um bloqueio do seu crescimento no decorrer do tratamento e rarefação dos pelos residuais.

Os métodos mais comumente utilizados são a Luz Intensa Pulsada (fotodepilação) e o Laser de Diodo. O mecanismo de ação ocorre devido à atração da energia da luz pelo pigmento escuro (melanina) do pelo. O calor absorvido é liberado pelo bulbo e haste do pelo, causando destruição térmica dessas estruturas. A baixa quantidade de pigmento nos pelos brancos, ruivos e loiros explica o fato deles terem pouco resultado com estes tratamentos. Algumas recomendações são necessárias para realizar as sessões:

* a pele não pode estar bronzeada
* deve-se evitar exposição ao sol durante as sessões
* o pelo não deve ser retirado com cera ou pinça no mês anterior ao procedimento
* a pele deve estar íntegra, não apresentando irritações ou erosões
* deve-se informar ao médico as medicações de uso oral, assim como de uso tópico no local a ser tratado.

A fotodepilação é realizada com aparelhos de luz intensa pulsada. Por ser uma luz difusa, não é tão específica quanto o laser. Com este método é necessário um número maior de sessões para obtenção do efeito desejado e o bloqueio do tempo de crescimento dos pelos é menor se comparado ao laser. Os resultados mais significativos ocorrem em pacientes com pelos escuros e pele branca, e são influenciados pela potência do equipamento utilizado, mostrando-se mais eficiente com energias mais altas. O uso de baixas energias pode gerar o afinamento dos pelos sem sua eliminação. Uma vez que os pelos finos tem menor concentração de pigmento respondem pouco ao tratamento.

Já o Laser de Diodo é um feixe de luz altamente concentrado. A luz emitida é absorvida pelo pigmento localizado na raiz do pelo, produzindo uma destruição mais direcionada. É um método mais eficaz, sendo considerado o melhor existente. E por isso necessita menor número de sessões que a fotodepilação. É considerado seguro, sendo utilizado praticamente em todos os tipos de pele. Especialmente as peles morenas e negras se beneficiam mais com esta técnica do que com a fotodepilação, pois têm menor risco de queimaduras e manchas.

A duração das sessões pode ser de apenas alguns minutos a 1 hora conforme a área tratada. O número de sessões necessárias pode ser estimado após uma consulta médica onde serão levadas em consideração características como a cor da pele, cor e espessura do pelo e a área a ser tratada. As axilas, virilhas, barba e pernas são as regiões que mais respondem ao tratamento, trazendo tanto conforto estético como alívio nos casos de pelos encravados e foliculites.

Dra. Juliana Gasperin e Dra. Ana Elisa Ioppi
CREMERS 25730 e 30822
Clínica Dermatológica Gasperin
Fone: 3452-0399