O número de bairros onde foram localizados focos contendo larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, chegou a 19 em Bento Gonçalves, conforme informações da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), divulgadas nesta quarta-feira, 21. De acordo com a pasta, desde o início do ano, 11 casos de dengue foram confirmados na cidade.

Para minimizar a situação, ações de combate ao mosquito Aedes aegypti estão sendo realizadas por equipes da prefeitura, por meio de visitas em espaços públicos, residências, empresas, dentre outros locais com possíveis criadouros.

Ainda, conforme a SMS, os bairros Caminhos da Eulália, Centro, Imigrante, Santa Helena, Glória, Municipal, Conceição, Fátima, São Roque, Ouro Verde, Universitário, Progresso, Borgo, COHAB, Vila Nova II, Barracão, Cruzeiro, Eucaliptos e São Francisco, foram os locais onde há presença de larvas do inseto.

Na última segunda-feira, 19, foi realizada uma pulverização em pontos considerados estratégicos, em que houve casos de positivados. Estão sendo colocadas também ovitrampas (armadilha para coletar possíveis criadouros do mosquito), além das visitas em residências dos bairros em que ocorrem mais incidência de disseminação do Aedes aegypti.

A médica veterinária da Vigilância Ambiental, Analiz Zattera, explicou sobre as ações que envolvem a pulverização. “O fumacê só é utilizado nos locais com doentes positivos com dengue, Chikungunya ou Zika que tenham a presença do Aedes aegypti, verificada através do trabalho dos agentes de endemias. Foi feito dois ciclos de nebulização no bairro Fátima pelos casos de dengue que tivemos ali e por termos encontrado Aedes aegypti na região”, explica.

Foto: Ascom Prefeitura / Reprodução