O Colégio Estadual Landell de Moura está cedendo sua estrutura para uma turma da pré-escola da rede de ensino municipal. De acordo com a vice-diretora do turno da tarde do Landell, Leina Marin, são cerca de 20 pequenos da Escola Espaço dos Sonhos, do bairro Licorsul, que estão tendo aula no espaço da instituto estadual.

A vice ainda comenta que a cedência responde à necessidade da Prefeitura e que o Landell tem um amplo espaço disponível. ‘Em breve podemos ter mais uma turma do município na Escola”, comenta.

Além disso, a vice-diretora do turno da manhã, Rosalice Morbini, conta que a escola passou por um processo de revitalização ao longo das férias, com pinturas, reformas e manutenção da estrutura da escola. “Temos uma sala toda equipada com netbooks para os alunos aprenderem”, expõe.

Apesar do estigma de violência que permeia a escola, as vice-diretoras contam que não houve nenhum caso de agressão entre alunos registrado no ano passado, mas apenas poucos casos de desavenças entre adolescentes, que são cotidianas no ambiente escolar. Neila conta do caso específico de uma turma do 2º grau que não gostava de uma única menina e isso gerava confusões em sala de aula. “A situação foi resolvida com conversas, com técnicas do círculo restaurativo” relata.

A redução da violência é atribuída pelas vice-diretoras ao programa de cultura de paz, promovido pelo governo gaúcho dentro das escolas estaduais. “Nós aprendemos a tentar chegar em um consenso, a conversar com os envolvidos e mediar o conflito”, conta Leina.

A partir deste ano o Landell passará a ter, também, uma banda escolar, de acordo com Rosalice. O projeto consiste em buscar patrocínio com empresas para a compra de instrumentos. “Nós incentivamos que os alunos participem da comunidade escolar”, afirma.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário deste sábado, 11 de março de 2017.