Medicação é entregue em situação de estágios iniciais das infecções causadas pelo novo coronavírus, mediante autorização do paciente, em casos considerados leves e moderados

Um kit contendo medicamentos utilizados no tratamento do novo coronavírus começou a ser entregue em Bento Gonçalves na sexta-feira, 17. Composto por invermectina, zinco, vitaminas C e D, e azitromicina, o protocolo é destinado a pacientes que apresentaram os sintomas para a doença. Conforme a prefeitura, a dispensação do material é feita de acordo com avaliação médica.

A combinação de medicamentos segue um protocolo regional que foi implantado para o tratamento precoce da Covid-19. O processo é realizado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no bairro Botafogo. A hidroxicloroquina também é disponibilizada, porém, não está inclusa no kit. Ela é entregue apenas em casos receitados pelo médico e com exames específicos para administração do medicamento.

De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), o objetivo é atenuar, em estágios iniciais, as infecções causadas pelo novo coronavírus, mediante autorização do paciente, em casos considerados leves e moderados. O protocolo clínico farmacológico adotado considera pacientes, independente de faixa etária, com sintomas respiratórios e alguma comorbidade, para uso da terapia medicamentosa. 

Foto: Emanuele Nicola