O Juventude está de volta à elite do futebol brasileiro. De virada, o time de Caxias do Sul venceu o Ceará e garantiu o retorno à séria A do Brasileirão no ano que vem. O time. comandado por Thiago Carpini, venceu por 3×1, com um jogador a menos. Os gols foram marcados por Erick Farias, Jadson e Ruan, durante a partida realizada no sábado, 25, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza.

O Juventude finalizou a Série B na segunda colocação, com 65 pontos e 18 vitórias.

O Jogo

Logo no primeiro lance, Erick Farias bateu para o fundo das redes, mas a arbitragem assinalou o impedimento.  Aos quatro minutos, Matheus Vargas recebeu na intermediária e mandou pela linha de fundo. Aos seis, Alan cruzou e a zaga afastou com perigo. O Ceará marcou com Janderson, que recebeu na área e finalizou forte. Na sequência, Alan Ruschel cruzou na área e Dani Bolt desviou de cabeça. 

O Ceará voltou a assustar com Neílton, que recebeu livre e finalizou para grande defesa de Thiago Couto. Depois, Neílton recebeu sozinho e bateu mascado. O Ju voltou a finalizar com Taliari, cabeceando por cima. Aos 35 minutos, o Verdão quase igualou o marcador. Bolt recebeu em profundidade e cruzou para Taliari. O atacante bateu para grande defesa do André Luiz. 

Na reta final do primeiro tempo, aos 41 minutos, Matheus Vargas, com a raça jaconera, roubou a bola, finalizou e André Luiz deu rebote. Erick Farias, bem posicionado, colocou para o fundo das redes, deixando tudo igual o confronto e iniciando o que seria uma virada histórica.

A segunda etapa iniciou nervosa, mas com o Ju dominando as ações. Após bate rebate na área, o Ceará teve chance, com finalização  rente à trave. Aos 15 minutos, Luiz Gustavo foi expulso, após análise do VAR. Mesmo com um a menos, o Juventude seguiu com ímpeto. O Ceará levou perigo em finalização de fora. Aos 32, o árbitro foi no VAR e anulou o pênalti marcado a favor do Ceará em campo.

Aos 33, o gol que entrou para a história do Juventude. Jadson. Ninguém mais. O meio campista carregou a bola e acertou um chute épico, único e histórico. O gol que ficará eternizado no clube. Golaço e virada do Esporte Clube Juventude. Dava tempo para mais. Ruan, cria da base do Ju, que chegou ainda criança no clube, recebeu de Mandaca e sacramentou a vitória e o acesso à Série A.

Foto: Gabriel Tadiotto / Reprodução