Treinador não resistiu a derrota para o Flamengo

O Esporte Clube Juventude, anunciou oficialmente, na noite deste sábado, 26, a demissão do treinador Jair Ventura. O desligamento acontece após uma série de cinco partidas sem vitória, sequência que colocou o Alviverde na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. A derrota para o Flamengo, por 4 a 2, foi a gota d’agua.

Além do comandante, os auxiliares Emílio Faro e Antônio Macedo também se despedem da equipe caxiense. A direção do Juventude, deve ir ao mercado em busca de um novo nome para o comando técnico. O próximo treinador, terá como principal objetivo manter o clube na elite do futebol brasileiro. Atualmente, o Juventude se encontra na 17º posição na tabela do Brasileirão, com os mesmos 34 pontos do RB Bragantino, primeiro clube fora da zona de rebaixamento.

Imagem: Lucas Figueiredo / Getty Images

A segunda passagem de Jair Ventura pelo Juventude

Após a ida de Roger Machado para o Internacional, a diretoria do Juventude agiu rapidamente, e em 17 de julho, anunciou o retorno de Jair Ventura, treinador que salvou o Papo do rebaixamento em 2021.

Ventura assumiu a equipe na 18º rodada do Brasileirão, com o Juventude na 14º colocação, e vivo na Copa do Brasil. Na Copa, conseguiu passar pelo Fluminense nas oitavas de final, porém, acabou eliminado para o Corinthians, nas quartas de final.

Já no Campeonato Nacional, uma campanha inconsistente, que colocou o Juventude na zona de rebaixamento pela primeira vez na competição.

No total, em sua segunda passagem pelo Alfredo Jaconi, Jair Ventura disputou 19 partidas, onde somou cinco vitórias, cinco empates e nove derrotas; 26 gols marcados e 35 sofridos, totalizando um aproveitamento de apenas 35%, menor que o da primeira passagem, entre 2021 e 2022, onde Ventura obteve 41.6%.

Em comparação, Roger Machado, em 35 jogos, conquistou 46.6% dos pontos disputados. Thiago Carpini, em 32 jogos, contabilizou 64.5%, sendo este o treinador com o melhor aproveitamento pelo Juventude nos últimos 10 anos.

Desempenho do Juventude ao longo da competição (Transfermarkt)

Imagem da capa: Fernando Alves (EC Juventude)