A Justiça Federal realizou, na tarde desta terça-feira, 6 de março, a entrega de uma verba para o Conselho de Execuções Penais, que contribui diretamente para atender as necessidades básicas do Presídio Estadual de Bento Gonçalves (PEBG). A verba, superior a R$ 9 mil, será destinada para a aquisição de itens de higiene pessoal. A cerimônia ocorreu na sede do órgão, em Bento.

Conforme a tesoureira do Conselho, Carmen Lúcia Denardi, o projeto contemplado pelo Conselho tem como objetivo a aquisição de itens como sabonetes, cremes dentais e aparelhos de barbear. “Muitos desses presos não têm acesso a esses materiais, que são básicos. Então fornecemos as condições para evitar proliferação de doenças e outros problemas”, afirma.

De acordo com o juiz federal Frederico Valdez Pereira, responsável pela entrega da verba, é preciso que todos os órgãos envolvidos com a segurança pública contribuam para recursos com o Presídio de Bento. “Não é porque trata-se de uma responsabilidade estadual que os órgãos federais vão dar as costas. É preciso dar aos detentos as condições básicas de humanidade”, pontua.

A presidente do Conselho, Regina Zanetti, agradeceu à Justiça Federal pela contribuição na destinação das verbas. Conforme ela, é preciso suprir as dificuldades, diante de situações como a superlotação e a falta de recursos. Já o secretário de segurança pública do município, José Paulo Marinho, destacou a importância de verbas que deveriam ser sanados pelo Estado.

Um novo edital, para outro projeto, deve ser lançado em breve. De acordo com a tesoureira do Conselho, novas avaliações devem ser feitas para verificar quais são as demais necessidades, para que sejam apresentados a órgãos responsáveis. A tendência é que ele contemple a aquisição de materiais escolares para as salas de aula do PEBG.