O presidente da República, Jair Bolsonaro, tem até 48 horas para entregar à Justiça, os laudos de todos os exames realizados para verificar se foi contaminado ou não pela Covid-19. A decisão foi emitida pela juíza Ana Lúcia Petri Betto, na quinta-feira, 30 de abril.

A ordem partiu após a Advocacia Geral da União (AGU) encaminhar à Justiça um relatório médico datado em 18 de março, no qual atesta que o presidente se encontra “assintomático” e teve resultado negativo para os testes do novo coronavírus. No entanto, a juíza entendeu que o documento não comprova se Bolsonaro foi ou não infectado pela doença, já que os laudos de todos os exames não foram apresentados.

Segundo o despacho da juíza, o documento encaminhado pela AGU, “não atende, de forma integral, à determinação judicial”. Caso a defesa de Bolsonaro não apresente os laudos, a pena é da aplicação de multa de R$ 5 mil por dia.

O governo também quer que o caso tramite sob sigilo por envolver informações consideradas pessoais do presidente, o que foi negado pela juíza. “Indefiro o pedido de sigilo documental”, decidiu a juíza.