Aos 13 anos de idade, Kaua é um lutador de muay thai, arte marcial clássica originada e aprimorada na Tailândia. E é justamente no país do sudeste asiático que o jovem quer realizar um sonho, o de disputar o Campeonato Mundial. Para que isso seja concretizado, ele enfrenta um gigante adversário: o receio de não ter como participar da competição por falta de apoio financeiro.

Kaua Mattoso dos Santos garantiu a vaga para o principal torneio da modalidade após passar por seletivas. Primeiro, o são-borjense radicado em Bento Gonçalves teve de vencer a etapa estadual. Depois, em junho deste ano, fez a decisão no Campeonato Brasileiro de Muay Thai Grand Prix e Estreantes, no Rio de Janeiro. No torceio, venceu e carimbou a vaga para a Tailândia.

O atleta que disputa na categoria 12-14 anos até 54 Kg espera um bom resultado, se confirmada a sua participação. “Eu não quero ir para a Tailândia só por ir, eu quero ganhar e por isso estamos na luta para possibilitar a ida”, explica.

A sobriedade na fala e o foco em atingir as metas são perceptíveis no dia a dia, segundo o também lutador e pai de Kaua, Rudinei dos Santos. “Sem dúvida alguma, a disciplina que ele tem é invejável e pode leva-lo longe. Não temos do que reclamar de suas condutas”, explica.

O pai do atleta – que também ensina a arte marcial a alunos do projeto social da Garra Team – explica que Kaua começou cedo no esporte e hoje concilia a rotina de treinamentos com a rotina de um adolescente. “Ele consegue praticar o muay thai e ainda estudar. Vai ao colégio e também cursa inglês”. Ele justifica o foco no conhecimento do idioma anglicano. “Eu recebi conselhos acerca do futuro do Kaua que passei a colocar em prática. Me falaram que o caminho dele poderia ser fora do país, devido ao talento e as oportunidades que o esporte oferece no exterior. Então ele ganha auxílio em um curso preparatório para quando surgir uma oportunidade , ele esteja preparado”, afirma.

Para acontecer

O sonho de disputar o Mundial na Tailândia, entretanto, não pode ser confirmado, ainda que a vaga esteja garantida. Isso porque os custos de participação são elevados. Há, além dos gastos normais para que se possa competir, a necessidade de pagar as caras passagens para o país asiático, bem como estadia e a alimentação. Kaua segue na batalha para garantir sua primeira presença em campeonatos mundiais. “Estamos atrás de apoio e patrocínios que viabilizem minha participação. O esforço acontece porque acredito em um bom resultado”, explica.

Além de Kaua, outros atletas da Garra Team classificaram-se para as disputas internacionais. Todos precisam se dedicar de forma expressiva para conseguirem financiar a participação. De acordo com o Mestre da Garra, Eduardo Veríssimo, o caso de Kaua e dos atletas é uma situação corriqueira. “Ter dificuldades para viajar pelo esporte é uma situação rotineira, infelizmente. Nós lutamos não só contra o adversário, mas também contra essas dificuldades em cada etapa. Isso faz parte da nossa rotina e, infelizmente, até estranharemos o dia que for diferente”, afirma.

Expectativa para o jovem talento

A equipe de Kaua é otimista sobre a sua participação no Mundial da Tailândia devido ao talento do jovem lutador. Para além das questões técnicas e também natas do atleta, o Mestre Veríssimo acredita que o fator emocional de Kaua pode ajudar nos possíveis duelos. “É natural que haja nervosismo quando é uma estreia em grandes competições, ainda mais para um adolescente. Porém, acreditamos que ele vai estar muito tranquilo por ser extremamente sereno”, afirma.

Kaua agora tem metas a serem cumpridas. Primeiro, tem luta marcada para a noite de hoje, no Mega Fight 11, em Bento Gonçalves. “A participação no evento ajuda a garantir maior visibilidade para ele em um circuito já consolidado. Depois da luta, foco nos treinamentos voltados para o Mundial e, quem sabe, mais um desafio nos ringues até o torneio internacional”, salienta Veríssimo. Kaua Mattoso dos Santos está classificado para o 15º Campeonato Mundial de Muay Thai que acontece em Bangkok, em março de 2018.