Aos 10 anos de idade o garoto Augusto Toniolo, conhecido também como Guki, já sabe bem onde quer chegar. Sem pensar duas vezes, quando questionado pela reportagem, responde que carrega o sonho de ir para a Fórmula 1, a categoria mais avançada do esporte a motor e a mobilidade mais popular de automobilismo.

Para chegar lá, com o incentivo da família, Toniolo já está traçando o caminho, começando pelo kart, que é considerado uma porta de entrada para os jovens que gostam de velocidade e desejam seguir carreira no esporte.

O próximo desafio que Guki vai encarar, já tem data e local. Dia 25 de janeiro acontece o 1° Troféu Ayrton Senna de Kart, no Speedpark, kartódromo localizado em Birigui, São Paulo. Lá, o garoto Bento-gonçalvense vai competir com outros pilotos de todo Brasil.

Augusto Toniolo já tem agenda cheia de corridas para 2020

A competição será realizada em homenagem a Ayrton Senna, com o objetivo de continuar propagando o legado do piloto para as novas gerações. Troféus especiais vão premiar pilotos de diversas formas, inclusive com Troféu Superação e Troféu Pole Position.

Trajetória

A mãe, Lenise Toniolo, relembra que desde muito pequeno o filho já demonstrava gosto pelo volante e pelas rodas. “Com dois anos, ele tinha motoca elétrica, jeep elétrico, já tinha esse gosto e sempre foi muito bem, mostrava que tinha dom, habilidade”, conta.

Aos sete anos, Guki começou a frequentar o Kartódromo Municipal César Franceschini, localizado em Farroupilha. Naquela época, alugava um kart no local e corria apenas por diversão. Porém, cansado, decidiu parar de correr, mas a paixão falou mais alto e um ano depois, aos oito anos, voltou para a pista.

A mãe relata que a evolução do filho começou a se tornar visível no esporte. Tanto que, quando começou a competir, na categoria cadete, da qual ainda faz parte, ganhou a maioria dos campeonatos que participou. “Eram competições com seis, sete pilotos e com karts alugados. Os campeonatos tinham cinco etapas e ele se saia muito bem”, lembra.

Para incentivar o filho a crescer mais no esporte, o pai, Gustavo Toniolo, em conversa com o antigo preparador, César Mittag, decidiu que era o momento de levar Guki para treinar em pistas maiores. A escolha foi São Paulo. A partir de então, com uma nova equipe de preparadores, composta pelo chefe Paulo Sodré e o auxiliar Renan Sodré e com o patrocínio da Lex empreendimentos Imobiliários e apoio da Bento Turismo, o novo desafio começou.

De acordo com o pai, o ano passado foi voltado para adquirir experiências, portanto, Guki participou de todos os campeonatos que pode. “Tínhamos que colocar ele lá no meio, para correr com outros 40 pilotos, entre campeão brasileiro, campeão sul-americano, enfim, competidores de alto nível”, afirma.

Títulos conquistados em 2019

Com toda evolução, Guki conquistou três importantes títulos: Campeão da Copa Centro Serra; 4° lugar no Campeonato Gaúcho e 5° lugar no Campeonato Sul Brasileiro.

Orgulhoso, Toniolo afirma que em alguns campeonatos, o filho foi o que mais ultrapassou nas corridas. “Eles não são premiados, mas na classificação existe um símbolo de piloto que mais ultrapassa. Teve provas que ele ultrapassou 16, então isso foi uma grande evolução, ele não tinha esse tipo de experiência aqui. O ano terminou com a gente percebendo que ele está na liderança, na ponta e não mais no miolo”, considera.

Apoio da família

Lenise conta ainda que, no momento que o filho está na pista, dispõe de todos os equipamentos de segurança que são necessários. “A gente apoia. Eu acredito e confio nele. É um esporte de risco sim, onde o medo tem que ser superado, não adianta ir para a corrida com medo. Na hora da pista tem todo equipamento de proteção. O importante é a superação dos desafios”, comenta.

Estudos não ficam de lado

Como o ano foi de muitas viagens, Guki acabou faltando aulas em algumas ocasiões. Entretanto, a mãe conta que sempre contou com o apoio do Colégio Nossa Senhora Medianeira, onde estuda. “As professoras resumiam o conteúdo e davam aulas no turno contrário para ele e as provas eram feitas em outras datas”, finaliza.  Esse ano, Guki vai cursar no 6° ano e começar a estudar no turno da manhã.

Agenda cheia