O fiscal da Associação Riograndense de Proteção aos Animais e ao Meio Ambiente (Arpa), Jorge Luis Acco, foi homenageado pela Polícia Civil de Bento Gonçalves, em virtude de sua participação nas ações de integração e combate à caça predatória, apreensão de animais silvestres vivos, alguns ameaçados de extinção e a maus tratos de animais. A honraria foi entregue na quarta-feira, 5 de dezembro, pelo chefe da Polícia Civil, em Porto Alegre.

De acordo com Acco, a homenagem serve de estímulo ao prosseguimento do trabalho realizado através da entidade que visa a preservação animal. O trabalho de Acco vem sendo realizado há mais de 25 anos e já conseguiu denunciar diversas ocorrências de maus tratos, entre elas, a de uma denúncia em que foram encontrados sete cavalos em situação de abandono e maus tratos, na cidade de Guaporé.

Os animais haviam sido deixados em um sítio da localidade de Segunda São Pedro, uma área rural da cidade, sem água e sem comida. Cinco animais morreram, sendo que dois foram encontrados já em estado avançado de decomposição.