“Gaditas – Salvando Vidas”, será exibido hoje, às 18h30min, na Casa das Artes

Há dois anos, quando José Luís Follador e Aline Bortolon decidiram viajar pelo Brasil a bordo de uma Kombi, não imaginavam que as suas vidas mudariam da “água para o vinho”. Os dois saíram de Bento com uma vaga ideia de fotografia, captura de imagens e edição de vídeo. Porém, isso não os impediu de aprender e flagrar momentos valiosos em projetos sociais por todo o país. Agora, os jovens trazem para o município um documentário o “Gaditas – Salvando Vidas”. A obra cinematográfica será lançada hoje, às 18h30min, na Casa das Artes e é aberta ao público, com entrada gratuita.

A história começa quando o casal conheceu o Projeto Gaditas Jiu-Jitsu, em Porto Alegre, e o que era para ser apenas um acompanhamento e gravações de cenas de, no mínimo, 10 minutos, acabou se tornando algo mais amplo. “Virou um documentário de 50”, pontua Follador.

O Gaditas é um projeto social e foi um dos primeiros documentados pelo casal, mas o que impressiona, mesmo, é o seu formato. “É quase como se fosse um orfanato de crianças, onde moram cerca de 18, que são assistidas por Eduardo de Oliveira. Ele não conta com apoio do município e nem do Estado. Para angariar recursos, eles fazem campanhas nas redes sociais”, revela. Um dos motivos para capitanear valores é o Campeonato Brasileiro de Jiu-jitsu. “O professor faz questão de levar todas as crianças que moram e participam do projeto social para lutar em São Paulo, pois acredita que uma viagem pode transformar a mente de uma criança e faz com que ela perceba que o mundo pode ficar pequeno se ela estudar, se dedicar e ter seus princípios”, ressalta.

Follador explica que a produção foi gravada no mês de abril de 2019, quando acompanharam a ida das crianças até a terra da garoa. “No ano passado, em abril, esse professor colocou as crianças no avião e embarcamos nessa viagem junto. Então, todo esse acompanhamento virou um documentário, que retrata a vida do Eduardo, como foi o início de tudo, a ida das crianças até São Paulo, o alojamento, ou seja, faz um resumo da vida delas. O legal é que, para o público, não interessa se a pessoa é do ramo do jiu-jitsu, do esporte ou não, é uma obra emocionante e inspiradora”, revela.

O jovem diz que o principal objetivo da produção é inspirar. “Que jovens, crianças, e mesmo outros professores de projetos sociais se inspirem a entrar no caminho do bem. No caso de crianças, sair do mundo da droga, entrar no mundo do esporte, bem como inspirar professores a fazer algo pela sua comunidade”, conclui.

Jiu-jitsu na estrada

De volta a Bento, os dois agora projetam novidades para 2020. “A Kombi começou a ficar pequena e no final do ano passado a vendemos e adquirimos um um micro-ônibus. Estamos em processo de construção de um motorhome, com a ajuda de muitas parcerias. Isso vai dar mais autonomia para que possamos rodar pelo país”, salienta Follador. Para angariar recursos uma Vakinha foi feita para ajudar na construção da casa sobre rodas. A doação pode ser feita no site Vakinha, e pesquisar por casa-do-jiu-jitsu-na-estrada.