Após passagem por Caxias, jantar com empresários do setor vitivinícola e lideranças foi promovido no Vale dos Vinhedos

Pela segunda vez em seu mandato, o Presidente Jair Bolsonaro (sem partido) visita a Serra Gaúcha. A primeira vinda presidencial foi em dezembro de 2019, quando ocorreu a Cúpula do Mercosul. Agora, o representante esteve em Caxias do Sul, onde inaugurou oficialmente a UCSGRAPHENE e participou da abertura oficial da Primeira Feira Brasileira do Grafeno, que ocorre de 9 a 16 de julho, promovida pela instituição de ensino. Em Bento Gonçalves, ele se reuniu com empresários do setor vitivinícola e lideranças em jantar no Vale dos Vinhedos.

Na oportunidade, lideranças bento-gonçalvenses disponibilizaram ofícios de demandas para a região. A Associação das Entidades Representativas da Classe Empresarial da Serra Gaúcha (CICS Serra), por meio do presidente Elton Gialdi, entregou uma carta aberta com reivindicações. Entre elas, estão questões de infraestrutura terrestre no modal rodoviário, clamando por melhorias nas BR-116 e BR-470, especialmente com a duplicação do trecho entre Bento Gonçalves e Nova Prata, bem como a pavimentação de 43 km da rodovia que liga o município de Protásio Alves até a BR-285. Além disso, foi apresentada sugestão de melhorias no modal ferroviário. Já no que tange ao modal marítimo e hidroviário, a proposta da CICS Serra é investir na viabilização de um novo Porto. Localizado no Litoral Norte gaúcho, a entidade acredita ser um passo fundamental para agregar desenvolvimento ao estado.

O presidente do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG), Rogério Capoani, apresentou alguns pedidos que condensam as demandas da cadeia produtiva bento-gonçalvense. Além de enfatizar as solicitações feitas pelo CICS Serra, acrescentou mais algumas. Para o setor moveleiro, a facilidade de acesso ao crédito. No mesmo segmento, no ambiente das exportações, a entidade enfatiza que é preciso reduzir a carga tributária, simplificar a tributação sobre as operações de comércio exterior de bens e serviços, e assegurar a imunidade tributária das exportações para garantir a isonomia e ampliar a competitividade dos produtos e serviços brasileiros no mercado internacional”. Outro detalhe é o pedido quanto às reformas administrativa e tributária, “ambas aguardadas por nós há décadas”.

No turismo, o CIC aborda que, em breve, será apresentado um projeto, em conjunto com o Poder Público local, que abrangerá Bento Gonçalves e que será necessário o apoio e aporte do governo federal para viabilizar sua realização. “É preciso, também, melhorar a logística para os mais de 1,7 milhão de turistas que visitam o município anualmente. Boas estradas e investimentos em aeroportos regionais são essenciais para que essa atividade continue em crescimento, fazendo da cidade uma das mais visitadas do Estado”, diz a reivindicação. Outros auxílios solicitados são no Parque de Eventos e na qualificação profissional.

Chegada e motociata

A comitiva de Bolsonaro chegou ao aeroporto Hugo Cantergiani, em Caxias do Sul, por volta das 13h20min de ontem, dia 9. No local, diversos apoiadores aguardavam a chegada do Presidente. O mesmo ocorreu na Capital do Vinho, onde pousou em torno das 17h30min. Durante o percurso até o Vale dos Vinhedos, onde teve compromisso à noite, muitas pessoas aguardavam para saudar o chefe do Executivo Federal.

Hoje, 10, em Porto Alegre, ele participa de uma motociata com apoiadores. De acordo com a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), foi feito um esquema especial para garantir a segurança do trânsito durante o trajeto. A concentração está prevista para começar às 7h, com saída às 10h na Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs). Os agentes vão acompanhar o itinerário, monitorar o trânsito, realizar os bloqueios e fazer as intervenções necessárias para reduzir o impacto na mobilidade.