Com seus lindos olhos azuis e sorriso tímido, ela tem como lema de vida essa frase de Augusto Curry.
Viúva de Waldyr Moro, falecido em novembro de 2015, com quem dividiu sua vida 54 anos, Irma De Carli Moro, sempre foi uma esposa e mãe dedicada e atenciosa. Fruto desta união, o casal concebeu cinco filhos, Mauro, Mauri, Amarildo, Rosa Maria e Vânius Attílio.

Ela é filha de imigrantes italianos que chegaram ao Brasil em 1875 e, receberam suas terras na localidade de São Valentim, onde viveram e trabalharam durante toda sua vida. Seus pais, Giuseppe Valentino e Maria Marquetto De Carli, formaram uma grande família, na qual Irma era a primeira entre sete irmãos. Ela conta que herdou dos pais a fé católica.

Naquela época começava-se a trabalhar cedo e logo, Irma, aos 13 anos. lecionou como professora substituta. “As professoras tinham autoridade na classe, os pais mantinham uma disciplina mais rígida e estabeleciam limites”, comenta ao lembrar como era diferente a situação dos professores, comparado aos dias de hoje.
Assim Irma seguiu por 35 anos, estudou e se tornou professora efetiva. “Fui muito feliz nesta área, me realizei, além de ter conquistado muitos amigos”, relembra.

Exemplo de mulher, ela descreve o quanto teve oportunidade em relação ao trabalho. Outra das profissões a qual se dedicou foi à agricultura familiar. “Ajudava o marido e os filhos, ainda jovens, na poda e na colheita da uva. Também tinha uma grande horta para cuidar, pois era dali que tirávamos os alimentos para por na mesa”, explica.
Recentemente, devido a sua trajetória, aos 93 anos, foi reconhecida com uma homenagem da Vinícola Cooperativa Aurora, por ser a agricultura mais velha entre os associados. “Uma imensa honra e satisfação”, emociona-se.